Festa do Peão de Barretos recebe, pela primeira vez, Exposição Morfológica do Cavalo Crioulo
A raça, símbolo de rusticidade, resistência e funcionalidade, retorna à arena de Barretos quase duas décadas após marcar presença na abertura da Festa de 2006, quando 30 exemplares desfilaram levando as bandeiras dos estados brasileiros, da Associação Os Independentes e da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Desta vez, os animais estarão em uma exposição morfológica organizada pelo Núcleo Sem Fronteiras de Cavalos Crioulos, em parceria com a ABCCC e Os Independentes. “A raça já participou da Festa de forma emblemática no passado e, agora, com a exposição morfológica, ganha um novo espaço para encantar o público”, conta o diretor do departamento de veterinária e provas hípicas, Kiko Almeida Prado. “Entre os destaques, temos os animais de Jaime Monjardim, que são muito tradicionais e de genética de ponta, que farão parte das apresentações”, completou Kiko.
“Firmamos essa ideia e colocamos em prática esse sonho de realizar uma exposição oficial da Raça Crioula durante um evento tão abrangente, que recebe aproximadamente um milhão visitas”, explica Gérson de Medeiros, gerente de Expansão da ABCCC.
A avaliação morfológica ficará a cargo do jurado Francisco Martins Bastos Sobrinho, com supervisão técnica de Heitor Coelho, credenciado à ABCCC.