Festa do Peão: Rodeio Internacional resgata a história dos 30 anos de edições

26 de Agosto de 2023 by Milton Figueiredo
Rodeio
Festa do Peão: Rodeio Internacional resgata a história dos 30 anos de edições

Rodeio Internacional resgata a história dos 30 anos de edições - Crédito: Mathias Losonczi

O lançamento dos 30 anos do Barretos International Rodeo resgatou a história vencedora da competição esportiva dentro da Festa do Peão de Barretos. A coletiva oficial também prestou homenagens a Wilson Luiz Franco de Britto, um dos idealizadores e responsável pelo primeiro formato do rodeio internacional, realizado no ano de 1993, que contou com a presença de cinco competidores estrangeiros - sendo quatro americanos e um canadense. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (24), no Ponto de Pouso do Parque do Peão. O 30º Barretos International Rodeo vai até o dia 27 de agosto, com a final da competição na arena de rodeios.

O presidente de Os Independentes, Hussein Gemha Junior, destacou a importância de comemorar 30 anos de história na Festa do Peão de Barretos, e a conquista de 14 títulos mundiais por competidores brasileiros. “Nossa festa é um celeiro de campeões, e comemorar esses 30 anos dentro desta edição é motivo de muita honra. Parabenizo Britto e Mauri Abud Wohnrath (presidente de Os Independentes na época) pela realização do rodeio internacional, que engrandece ainda mais a nossa festa”, enfatiza.

O atual diretor de rodeios, Marcos Abud Wohnrath, recordou com emoção a história do início das tratativas e o arrojo do irmão Mauri, juntamente com Wilson Franco de Britto, de colocar em prova a ideia e trazer competidores estrangeiros para Barretos. “É uma emoção comemorar os 30 anos do rodeio internacional. Lembro-me direitinho de meu irmão Mauri, então presidente da Festa, dizendo o que faria para mudar o rodeio em Barretos. Disse para procurar Sam Applebaum (presidente da “The Professional Bull Riders Association”), e ele e Britto foram para o Texas trazer os competidores. No primeiro ano, vieram cinco competidores estrangeiros e depois disso transformou-se no que é hoje”, contou Abud.

A edição de número 38 da Festa do Peão de Barretos convidou cinco estrangeiros, quatro americanos e um canadense, para as disputas: Tuff Hedeman, David Fournier, Bob Delvechio, Mark Cain e Daryl Mills. O campeão do 1º Barretos International Rodeo foi o lendário Tuff Hedeman, o único competidor a parar nos quatro touros.


Homenagem e histórias:

Um dos responsáveis pelo primeiro rodeio internacional em Barretos, Wilson Franco de Britto, foi homenageado pela associação Os Independentes com uma fivela especial dos 30 anos do Barretos International Rodeo. Um painel com reportagens da época ficou em exposição durante a coletiva. Nele, matérias do jornal “O Independente”, do ano de 1993, e fotos dos campeões de várias edições.

Mesmo homenageado, Britto destacou o trabalho coletivo de todos os integrantes de Os Independentes para a realização do primeiro rodeio internacional, e sua consolidação dentro da Festa de Barretos. “Recebo essa homenagem com muito orgulho e compartilho com Mauri Abud, presidente da época, e todos os integrantes, pois cada um colocou ‘um tijolinho’, e quero destacar o trabalho coletivo de todos. A realização do primeiro rodeio internacional foi motivo de muito orgulho para todos nós barretenses e brasileiros. É um momento de muita alegria”, disse.

Em seu discurso, Wilson Britto recordou as exaustivas negociações com Sam Applebaum, inúmeros telefonemas e duas viagens ao Texas para trazer esses competidores de destaque do exterior para Barretos. “Para eles, Brasil e Barretos eram uma incógnita. Já na chegada do grupo a Barretos, tudo começou a se modificar, desde a beleza e o tamanho do Estádio de Rodeios, até o tratamento dispensado a todos. E, quando começaram as montarias oficiais, então, eles confirmaram ‘nunca vimos nada igual’. Ficaram impressionados com nossa festa”, afirmou Britto.

Além do presidente da Festa, Hussein Gemha Junior, a coletiva de lançamento do rodeio internacional contou com a presença do vice-presidente Emílio Carlos dos Santos, o “Cacá”, do diretor de rodeios, Marcos Abud Wohnrath, José Alexandre Paiva, presidente da Confederação Nacional de Rodeios (CNAR), do atual campeão mundial Rafael de Britto, além de competidores da modalidade.

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa