Filme do cineasta Rogério Sagui contará história da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

07 de Abril de 2024 by Milton Figueiredo
Cinema Paixão de Cristo
Filme do cineasta Rogério Sagui contará história da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Foto: Wilker Mattos

 

A apaixonante história de Plínio e Diva Pacheco, idealizadores e construtores da cidade teatro de Nova Jerusalém em Pernambuco, onde há 55 anos é realizado o mega espetáculo da Paixão de Cristo, será contada em um longa-metragem dirigido pelo cineasta, roteirista e produtor Rogério Sagui.

Diretor de obras como a novela global Mar do Sertão, a série Luz, do Netflix e a novela Dona Beja, do canal HBO, Sagui esteve, no último sábado, em Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife, para assistir ao espetáculo e se reunir com o produtor cultural e coordenador geral do espetáculo, Robinson Pacheco. 

No encontro, foram traçados os planos para a viabilização do filme. Segundo Rogério Sagui, já está sendo formada uma equipe de quatro a cinco profissionais sob sua coordenação que vão formatar o roteiro do longa com base em um texto de cerca de 400 páginas escrito por Robinson Pacheco e em livros que contam a história da cidade-teatro.

“A partir do dia 20 de junho quero estar com a primeira versão do roteiro pronta. A gente vê um potencial grande de chegar a todos os festivais do Brasil e do mundo, em Cannes, Berlim. E levar muito público para o cinema, para as pessoas que querem conhecer a gênesis dessa história”, explica. De acordo com ele, a ideia é que, futuramente, o filme possa abrir as portas para a produção de uma minissérie.

Ele conta que ficou impressionado com a saga de Plínio Pacheco, um gaúcho que chegou a um lugarejo no agreste nordestino da década de 50 e se apaixonou pela mulher mais bonita da região e se encantou ao ver pessoas fazendo teatro naquele lugar. “Ele foi contagiado com isso e se transformou através dessas pessoas e daí o sonho: ‘A gente precisa fazer um teatro a céu aberto’ ”, disse.

Para Robinson Pacheco, filho do casal protagonista, o filme será muito importante para perpetuar a história da Nova Jerusalém que começou com uma encenação realizada nas ruas de uma pequena vila pela família de Epaminondas e Sebastiana Mendonça, pais de Diva, e evoluiu para um mega espetáculo que atrai multidões todos os anos.

“Nada mais justo que fazer um filme para revelar ao mundo esse acontecimento cultural que veio não só favorecer o desenvolvimento de toda uma região, mas também transformar vidas por meio de uma mensagem inspiradora e de exemplos de vida marcados pela coragem e determinação”, destaca Pacheco.

Pacheco conta que a ideia de fazer um filme ou minissérie surgiu em conversas com o ator Eriberto Leão que no ano passado retornou a Nova Jerusalém para interpretar Pilatos, depois de ter feito o papel de Jesus 2005 e 2010. “Eriberto sempre me incentivou a escrever um pré-roteiro. No ano passado eu finalmente consegui colocar tudo no papel”, disse o produtor cultural.

Na temporada de espetáculos deste ano, Robinson apresentou o pré-roteiro a atriz e produtora Mayana Neiva, artista convidada para interpretar Maria na Paixão de Cristo 2024.  “Ela leu o texto e apaixonou-se pela história e se interessou em nos ajudar a viabilizar o filme. Foi aí que ela, juntamente com o cineasta Kennel  Rogis, teve a ideia de convidar Rogério Sagui para vir assistir ao espetáculo e conhecer toda a história da Nova Jerusalém. Ele veio e se encantou com o que viu e, depois de duas longas reuniões, decidimos dar início ao projeto de realização do filme”, relata.

Ele revela ainda que a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, entidade promotora do espetáculo, já está atuando em diversas frentes com o objetivo de viabilizar os recursos necessários para a realização da obra cinematográfica. “Já acionamos os profissionais na área de captação de recursos por meio da lei de incentivos de áudio visual e estamos fazendo contato com potenciais patrocinadores”, afirmou.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa