Gastronomia Sustentável: uma receita para o futuro

22 de Janeiro de 2024 by Milton Figueiredo
Gastronomia Sustentabilidade
Gastronomia Sustentável: uma receita para o futuro

A crescente preocupação com a sustentabilidade está remodelando o universo gastronômico no Brasil, integrando a consciência ambiental nas práticas culinárias. De acordo com um estudo recente da Teads em parceria com a Kantar, os brasileiros estão cada vez mais conscientes das questões ambientais, como poluição e escassez de recursos, refletindo uma mudança significativa em seus hábitos diários. Ao mesmo tempo, a WGSN, uma autoridade em previsão de tendências, revela um aumento no desenvolvimento de práticas sustentáveis nos próximos anos.

A escolha por ingredientes locais e orgânicos está no centro dessa transformação. Focando nisso, os consumidores apoiam a economia local, reduzem a emissão de carbono e evitam o uso de pesticidas prejudiciais. Além disso, a redução do desperdício de alimentos torna-se um foco, com estratégias como planejamento de refeições, armazenamento adequado dos alimentos e compostagem de restos de comida ganhando força.

Outra prática sustentável em ascensão é a preferência por produtos sazonais, que demandam menos recursos para o cultivo e têm menor impacto ambiental devido à redução na necessidade de transporte a longas distâncias. Esta escolha consciente, ajuda na diminuição de gases de efeito estufa na atmosfera, que está associada à produção e transporte de alimentos fora de época.

 

Além disso, a gastronomia sustentável se estende ao uso de materiais. A redução do uso de plásticos descartáveis, substituindo-os por embalagens reutilizáveis e recipientes duráveis, é uma iniciativa importante para minimizar a poluição ambiental.

No que diz respeito aos frutos do mar, a seleção de produtos provenientes de práticas de pesca sustentável desempenha um papel importante na preservação dos ecossistemas marinhos e na garantia de uma gestão responsável das populações de peixes.

Respondendo a esta crescente demanda por uma culinária mais consciente, o Instituto Gourmet Brasil oferece o curso de Gastronomia Saudável, onde o aluno aprenderá o uso integral dos alimentos evitando o descarte de partes que ainda podem ser utilizadas, a preparação de receitas saudáveis e o empreendedorismo com foco na sustentabilidade. Enfatizando que, cada escolha consciente na cozinha, representa um passo em direção a um futuro mais sustentável, provando que é possível unir responsabilidade ambiental e inovação gastronômica.

 

Sobre o Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área de gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades comercializadas em todo o país.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa