Goiânia recebe pela primeira vez o Congresso Nacional dos Policiais Civis
Pela primeira vez na história, Goiânia vai sediar o Congresso Nacional da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol). Em sua 27ª edição, o evento será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro, reunindo dirigentes e representantes sindicais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A programação contará com debates sobre o futuro da carreira policial civil, propostas de valorização da categoria e temas ligados à segurança pública.
O encontro ocorre em meio à discussão sobre a segurança pública no Brasil, o combate às facções criminosas e ao avanço do crime organizado em diversas atividades econômicas, como no caso da máfia dos combustíveis. "Há de se ressaltar que a Polícia Civil é a grande responsável por investigar e desmantelar os grandes esquemas criminosos que assolam o país. Por isso é fundamental que haja investimentos para esses profissionais. Não há saída para a segurança pública que não passe, necessariamente, pela Polícia Civil", ressalta o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol-GO), Renato Rick.
O futuro da Polícia
O Sinpol-GO é corresponsável, junto à Cobrapol, por receber e coordenar as atividades dos participantes na capital, fortalecendo o diálogo entre lideranças de todo o país. De acordo com o presidente da Cobrapol, Giancarlo Miranda, o congresso tem papel decisivo no fortalecimento institucional e na construção de um novo estatuto da categoria. “Os debates estão avançados, tanto no Congresso Nacional quanto entre os policiais civis de todo o Brasil”, destacou.
Entre as principais discussões do evento estão a valorização dos profissionais da linha de frente, o resgate da aposentadoria policial, retirada com a reforma previdenciária de 2019 e a modernização das polícias civis.
Para o presidente do Sinpol-GO, Renato Rick, sediar o congresso é um marco de reconhecimento e responsabilidade. “Há cerca de um ano, Goiás se tornou um centro de interesse de todas as polícias civis do Brasil, em grande parte por nossa atuação combativa em prol de melhorias para a categoria”, afirmou.
Renato reforça ainda que o encontro deve servir para impulsionar uma pauta nacional em defesa de um sistema policial mais moderno e eficiente. “Temos a PEC da Segurança Pública e outros projetos em pauta no Congresso. É preciso ouvir quem luta diariamente contra o crime no Brasil”, completou.
SERVIÇO
XXVII Congresso Nacional da Cobrapol
Data: 12 e 15 de novembro
Horário: 9h às 19h30 (abertura às 19h - 12/11)
Local: K-Hotel