Igreja estará presente no 7º Jamboree Nacional Escoteiro e 1º Jambore Lusófono em Barretos

30 de Maio de 2018 by Milton Figueiredo
Parque do Peão Religião
Igreja estará presente no 7º Jamboree Nacional Escoteiro e 1º Jambore Lusófono em Barretos

 

A Igreja Católica, por meio da Equipe Nacional Católica de Escotismo, estará presente de 15 a 21 de julho, no 7º Jamboree Nacional Escoteiro e 1º Jambore Lusófono, que acontecerá no Parque do Peão em Barretos.

O Jamboree (grande acampamento escoteiro) tem como objetivo dar oportunidades para que haja a interação dos escoteiros, o conhecimento de outras realidades, promover a paz por meio do crescimento, da integração e da compreensão.

Com o tema "Explorando novos caminhos", o evento colocará a exploração em evidência e oferecerá atividades que reforcem o gosto por explorar as várias dimensões do mundo. A palavra escoteiro significa explorador, aquele que vai à frente, que dá a notícia do que está para acontecer.

Inspirados pelas comitivas e espírito explorador dos sertanejos, jovens de todo o Brasil se encontrarão e ocuparão novo espaço no Parque do Peão, onde fortalecerão os laços de fraternidade e valores do Movimento Escoteiro que os fazem irmãos, mesmo que provenientes de diferentes lugares, apresentando múltiplos aspectos no que se refere à origens, etnias, línguas, crenças, culturas, identidade de gênero, constituição física, preferências, etc.

Espera-se um público de cerca de 4 mil escoteiros, com idade entre 11 e 17 anos, que viverá experiências únicas por meio de atividades que valorizam a prática escoteira, o contato com a natureza, o espírito aventureiro por meio do incentivo da vida em patrulha e o trabalho em equipe.

O evento é promovido pela União dos Escoteiros do Brasil.

 

Espiritualidade Católica no Movimento Escoteiro

A fim de fortalecer os laços que unem a fé Católica e o Movimento Escoteiro, oficializou-se, no ano passado durante o 23º Congresso Nacional Escoteiro, a Missa Escoteira Católica. A celebração é uma das ações que tem como objetivo fortalecer a dimensão espiritual no Movimento Escoteiro, contribuindo assim para que demais religiões ou igrejas cristãs participem manifestando sua espiritualidade e deixando sua mensagem de paz e fraternidade.

Segundo André Torricelli - coordenador da Equipe Nacional Católica de Escotismo, e o padre Hugo Galvão - Capelão dos Escoteiros da Arquidiocese de Natal, em carta pastoral divulgada no 23º Congresso nacional Escoteiro, a fé em Jesus Cristo, estando na Igreja Católica, vem reforçar e fortalecer os princípios do Escotismo e isso estimula os católicos participantes a serem melhores escoteiros, conquanto cristãos católicos mais comprometidos com a Igreja.

Desde 2014, o movimento passou a contar com um Capelão Nacional para o Escotismo no Brasil, Dom Maurício Grotto, Arcebispo de Botucatu/SP.

O Papa Francisco é considerado o grande Chefe Escoteiro. Quando vivia em Buenos Aires, atuou como Capelão Nacional dos Escoteiros da Argentina.

 

1º Jamboree Lusófono

Pela primeira vez, estarão reunidos escoteiros representantes das Associações Escoteiras da Comunidade Lusófona (CEL), ou seja, de países de língua portuguesa,  como Portugal, Angola e Moçambique, além de contingentes de associações da Região Interamericana, como Argentina, Chile e Uruguai, que já confirmaram presença.

 

Celebridades confirmadas

O Jamboree Nacional contará com a participação do repórter de aventuras e apresentador de TV, Celso Cavalinni. Suas produções valorizam o esporte, a saúde, a superação e a ecologia. Ele é Embaixador dos Escoteiros do Brasil e durante o Jamboree irá desenvolver uma atividade especial.

O premiado ator e comediante baiano, Luís Miranda, é outra personalidade confirmada. Ele tem uma longa história no Movimento Escoteiro e também é Embaixador dos Escoteiros do Brasil.

 

Programação

O programa do Jamboree Nacional será contará com:

- Cerimônias: incluindo as cerimônias de abertura e encerramento;

- Atividades noturnas: show musical, Feira das Cidades, Noite Escoteira e Festival do Folclore;

- Atividades Especiais: atividades de chegada e insígnia do evento;

- Aldeia de Desenvolvimento: oficinas e atividades relacionadas a Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura, Paz e Compreensão, e Saúde e Meio Ambiente;

- Bosque da Paz: espaço onde os participantes poderão expressar sua fé pessoal, conhecer e respeitar a diversidade de fé e crenças existentes;

- Centro Escoteiro: estandes onde cada Região Escoteira poderá mostrar um pouco de sua cultura, oferecer atividades e expor boas práticas;

- Módulo Thermas dos Laranjais: um dia inteiro de atividades no Parque Aquático Thermas dos Laranjais de Olímpia;

- Módulo da Aventura Escoteira: diversão e aventura incluindo atividades com cordas, pistas de obstáculos, arco e flecha e muitas outras;

- Módulo Jogos do Brasil: jogos típicos escoteiros e de diversas regiões de nosso país;

- Módulo BushCraft: utilização de técnicas tipicamente escoteiras, tais como nós e amarras, pioneirias, rastreamento, orientação, etc.

- Celebrações Religiosas

 

Serviço:

7º Jamboree Nacional Escoteiro e 1º Jambore Lusófono

Data: 15 a 21 de julho de 2018

Local: Parque do Peão - Barretos/SP

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa