IRCAD é a primeira instituição brasileira a receber selo do Colégio Americano de Cirurgiões
Diretor Científico Armando Melani e Coordenador científico Luis Gustavo Romagnolo
Na semana passada, o Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD), filiado ao Hospital de Amor de Barretos, recebeu selo de acreditação de uma das mais importantes e prestigiadas sociedades da área da saúde no mundo, o Colégio Americano de Cirurgiões (ACS). O pioneirismo na obtenção do selo no Brasil, que tem validade até 31 de dezembro de 2024, comprova o compromisso com a educação cirúrgica no mundo.
Fundada em 1913, com a proposta de elevar os padrões da prática cirúrgica e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes cirúrgicos, o Colégio Americano é considerado a maior organização de cirurgiões do mundo com 82 mil membros e, por isso, se dedica a acompanhar e validar as melhorias e avanços mundiais voltados ao paciente.
Para obter a chancela, o Instituto teve que comprovar sua conformidade com trinta e um critérios em quatro padrões estabelecidos, sendo: aprendizes e escopo de programas educacionais; desenvolvimento de currículo, entrega de educação e avaliação eficazes; administração, gerenciamento e governança e avanço do campo.
De acordo com o coordenador científico do IRCAD, Luis Romagnolo, o selo da acreditação consolida a realização de um trabalho espelhado na unidade matriz, localizada na França. “Um atestado de que a qualidade da gestão, ensino e treinamento, é mesma oferecida no IRCAD França, referência mundial no treinamento de cirurgiões”, finalizou.