Janeiro Branco: aprenda a cuidar da saúde mental no dia a dia

04 de Janeiro de 2024 by Milton Figueiredo
Saúde
Janeiro Branco: aprenda a cuidar da saúde mental no dia a dia

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da saúde mental na vida das pessoas, foi criada, em 2014, a campanha “Janeiro Branco”, que alerta sobre questões relacionadas à temática e reforça a necessidade da busca pelo bem-estar para lidar com estresses e intempéries do cotidiano.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, desde o fim da pandemia, os quadros de ansiedade e depressão aumentaram 25%, intensificando a busca por serviços de assistência e atendimento especializado.

“Preservar a saúde mental é importante e necessário. Precisamos saber como prevenir e cuidar dela no dia a dia”, introduz a psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, Ivana Teles.

Para intensificar o cuidado com a saúde mental e, ao mesmo tempo, contribuir com a melhora da qualidade de vida, a psicóloga dá dicas que estimulam a prática do autocuidado e afastam as possibilidades de adoecimento emocional.

“Todos nós precisamos de rotina. Imagina a vida sem rotina. A gente fica sem saber como será o dia, o que irá fazer, quais os momentos de descanso e lazer. Tudo pode virar um grande caos. Construir rotina é a primeira dica, porque a partir dela iremos delimitar o nosso tempo de autocuidado”, ressalta.

A psicóloga indica, na sequência, a busca por atividades, passeios ou ocupações que façam sentido para o cotidiano. Estar em contato com a natureza, ler um livro, cozinhar, assistir a um filme ou ficar próximo de familiares são alternativas viáveis. Segundo Ivana, não existe uma regra, o importante é fazer o que se gosta. “O autocuidado é muito individual. Precisamos escolher aquilo o que faz sentido para nós. Há várias possibilidades”, reforça.

Outra dica importante é cuidar do sono. Conforme a psicóloga, uma noite mal dormida provoca cansaço e facilita o estresse e a irritação, podendo prejudicar os vínculos e a produção de hormônios, afetando a saúde.

 

Atividade física x tela

Além do sono preservado, Ivana também indica a inclusão de uma prática esportiva na rotina.

“É na atividade física que, muitas vezes, conseguimos descarregar parte de nossos estresses e ansiedades. É claro que não irá resolver 100% dos problemas, mas ajuda bastante a aliviar as emoções, além de produzir uma série de neurotransmissores ligados ao bem-estar e ao prazer”, afirma.

Ao mesmo tempo em que a profissional recomenda maior dedicação ao esporte - o que ajuda no cuidado não só do corpo, mas também da mente - ela sugere uma redução no tempo de uso de aparelhos eletrônicos.

“Muitas vezes, estamos inclinados a abusar do uso das telas como forma de conseguir os famosos likes, além de acompanhar a vida do outro. É como se estivéssemos buscando prazer o tempo todo. A redução dessa utilização é importante até para que isso não gere um aumento de ansiedade ou mesmo facilidade para irritação”, aponta.

Caso as dicas não sejam suficientes, a psicóloga aconselha a procura por ajuda imediata.  “O psicólogo ou psiquiatra são os profissionais mais indicados para ajudar. Não é frescura, e, sim, um ato de amor próprio e autocuidado”, ressalta.

 

Crédito: Banco de Imagens/Freepik

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa