Jornal Hoje completa 50 anos neste feriado de Tiradentes

21 de Abril de 2021 by Milton Figueiredo
Jornal Hoje completa 50 anos neste feriado de Tiradentes

“O ‘Jornal Hoje’ é um jornal companheiro, ele se entrelaça com a rotina do telespectador. Ao mesmo tempo, tem a característica de trazer o calor do momento, a notícia que chega naquele instante”. Assim Maria Julia Coutinho, atual titular da bancada, define o ‘Jornal Hoje’, que completa 50 anos nesta quarta-feira, dia 21. São cinco décadas informando sobre os principais fatos do Brasil e do mundo, sempre fazendo jus ao seu nome, como o jornal do agora, mas com leveza e uma conexão ímpar com o público.

Na terça-feira, 20, e no dia do aniversário vão ao ar os dois últimos episódios da série sobre grandes coberturas feitas pelo JH nos últimos 50 anos. O atentado de 11 de setembro, a morte do papa João Paulo II e a eleição de Bento XVI, as tragédias do furacão Katrina e do terremoto no Haiti, a queda do avião da Air France que ia do Rio a Paris estão entre os assuntos lembrados no especial.

No Memória Globo, um webdoc traz depoimentos exclusivos de profissionais que passaram pelo JH e mostra o experimentalismo dos primeiros anos e as grandes entrevistas com intelectuais e artistas que marcaram as edições de sábado. A página especial do Jornal Hoje no G1, https://g1.globo.com/jornal-hoje/especial-50-anos/, segue disponibilizando diariamente conteúdo especial por conta do aniversário, como mensagens de parabéns de apresentadores como William Bonner e Renata Vasconcellos, do 'Jornal Nacional'; Sandra Annemberg, do 'Globo Repórter'; Ana Paula Araújo, do 'Bom Dia Brasil'; Roberto Kovalick, do 'Hora 1'; Caco Barcellos, do 'Profissão Repórter' e a própria Maju Coutinho.

Entrevista com Maria Julia Coutinho

Qual a importância de estar à frente do ‘Jornal Hoje’ no momento em que o jornal celebra 50 anos?

É uma dupla realização estar à frente do JH. Primeiro pela importância desse telejornal, sua história, por fazer parte desse time incrível de apresentadores que deixaram sua marca. E ancorar este telejornal no seu cinquentenário, que ocorre no mesmo período de uma pandemia e de uma epidemia de notícias falsas, é marcante na trajetória de qualquer profissional. É clichê, mas é real: estamos vivendo a história em toda sua fúria. Ainda levará tempo para desvendarmos tudo que o está acontecendo.

O JH é reconhecido por muitos profissionais como o 'jornal do gerúndio', por ser exibido no momento em que as notícias acontecem. Como você se prepara para muitas vezes lidar com notícias que não estavam previstas?

O JH tem a característica de trazer o calor do momento, a notícia que chega naquele instante. Muitas vezes, o apresentador vai descobrindo o fato juntamente com o telespectador. Ninguém está preparado para o um rompimento de barragem, a queda de um avião, mas temos que estar a postos para o imprevisível, o imponderável e o improvável.

O que veremos na série especial em comemoração aos 50 anos do Jornal Hoje?

A série é costurada por fatos importantes que aconteceram no Brasil e no mundo durante ou pouco antes do horário do 'Jornal Hoje'. As reportagens especiais de aniversário deixam claro o DNA do JH: estar de olho no lance, captar o momento e apresentar as primeiras informações. O JH é um jornal companheiro, ele se entrelaça com a rotina do telespectador. É o companheiro da hora do almoço, do intervalo do trabalho, no qual o espectador vai desvendando, com o apresentador e com as equipes de reportagens, os acontecimentos em tempo real. A série mostra também os pontos nos quais o Brasil avançou e o caminho que ainda precisa ser trilhado. Conta com depoimentos de apresentadores que já passaram pelo telejornal, fatos históricos. Está muito emocionante.

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa