Laboratório do UNIFEB adquire drone e amplia pesquisa sobre aplicação de agrotóxicos

22 de Marco de 2022 by Milton Figueiredo
UNIFEB
Laboratório do UNIFEB adquire drone e amplia pesquisa sobre aplicação de agrotóxicos

O LEEA (Laboratório de Ecotoxicologia e Eficácia dos Agrotóxicos) do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) acaba de adquirir um drone de aplicação de agrotóxicos para realizar pesquisas de tecnologia em áreas de florestas nativas, eucaliptos, ferrovias, pastagens e outros segmentos agrícolas.  

De acordo com o Prof. Dr. Claudinei da Cruz, hoje também pró-Reitor Acadêmico do UNIFEB e coordenador do LEEA, este drone pode ser utilizado em locais de difícil acesso por outros equipamentos de aplicação, como por exemplo, aplicação tratorizada. “É um equipamento versátil e pode aplicar produtos mais concentrados, evitando o uso de grandes volumes de água, um dos principais problemas da tecnologia de aplicação da agricultura moderna”, ressaltou. 

O drone deverá ser empregado primeiramente em um projeto de simulação de aplicação em áreas de restauração ecológica de florestas. “Este projeto visa estabelecer a aplicação em ambientes de difícil acesso, como acontece na maioria das áreas onde são realizadas este tipo de restauração. Também pretendemos empregar em algum estudo de iniciação científica de alunos de graduação no próximo ciclo do programa PIBIC/UNIFEB 2022-2023“, explicou o professor Claudinei. 

Segundo o coordenador do LEEA, para que os estagiários possam operar o equipamento será necessário fazer um curso sobre pilotagem e aplicação de produtos com drone. “Por enquanto, apenas o aluno do 7º termo de Agronomia, Felype Rocha de Araujo, fez o treinamento básico na empresa onde foi adquirido o drone. Mais adiante, esperamos que outros alunos utilizem o equipamento para projetos de pesquisa”, disse. 

Claudinei afirma que as tecnologias de monitoramento, aplicação, sementes, logística e gestão do agronegócio têm contribuído de forma significativa para a agricultura brasileira ser competitiva no mercado mundial. “Acho que novas tecnologias são a base do agronegócio moderno. Não tem retorno”, enfatizou. 

SOBRE O LEEA 

O LEEA é um laboratório de pesquisa, ensino e extensão especializado em projetos em áreas ambientais, com foco na avaliação de risco e ecotoxicidade de agrotóxicos, especialmente herbicidas. Além disso, o laboratório também atua na área de avaliação de eficácia de herbicida para controle de plantas aquáticas, áreas de conservação da natureza, ferrovias, áreas de reflorestamento, pastagens e cultivo de eucalipto. “Completamos 10 anos de atividade no UNIFEB e temos buscado evoluir em diferentes metodologias e novas tecnologias. Temos também que agradecer o apoio do atual Reitor Prof. Dr. Angelo Davis no desenvolvimento da área de pesquisa em nossa instituição”, finalizou o professor Claudinei. 

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa