Maio Roxo alerta para o diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais
Dr. Luis Gustavo Romagnolo é coloproctologista
Nesse mês, em todo mundo, é realizada a campanha Maio Roxo a fim de divulgar e conscientizar a população sobre duas doenças crônicas pouco conhecidas, classificadas como Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), a Doença de Crohn e Colite Ulcerativa.
Com sintomas semelhantes, as doenças atingem diferentes órgãos e podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida de seus portadores se não diagnosticadas e tratadas adequadamente, segundo o membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (TSBCP), coloproctologista do Hospital de Amor e diretor científico do IRCAD (Instituto de Cirurgia Minimamente Invasiva), que está apoiando a campanha mundial, Dr. Luis Gustavo Romagnolo.
Sangramento pelo reto, diarreia crônica, cólicas intestinais, são algumas das manifestações que as DII apresentam, porém é o exame de colonoscopia que pode diagnosticar corretamente. A Doença de Crohn pode acometer qualquer parte do sistema digestório, da boca ao ânus, já a Colite acomete só o reto ou a forma oncológica que é o intestino grosso mais o reto. A maioria dos pacientes se tratam com remédio, porém existe uma porcentagem elevada de pacientes que mesmo com tratamento clínico pode evoluir para tratamento cirúrgico que é a retirada de um pedaço do intestino, e que em alguns casos a cirurgia minimamente invasiva pode ser indicada, com resultado positivo.
O Dr. Luis Romagnolo alerta sobre a importância da investigação precoce da doença e o acompanhamento por profissionais especializados. “Toda vez que a pessoa tiver esses sintomas é importante procurar um coloproctologista ou um gastroenterologista clínico para iniciar o quanto antes o tratamento com medicamentos e depois indicar, se for o caso, algum tipo de cirurgia. São doenças amplas que têm vários estágios, que se não identificados podem evoluir e comprometer outros órgãos como articulação de cotovelo, joelho etc”, disse.
O IRCAD apoia a campanha Maio Roxo que celebra anualmente em 19 de Maio, o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais.
Foto: Nathan Almeida