Maior Festa do Peão da América Latina começa no próximo dia 17 de agosto

08 de Agosto de 2023 by Milton Figueiredo
Rodeio
Maior Festa do Peão da América Latina começa no próximo dia 17 de agosto

Crédito: André Monteiro

As principais estrelas da música e grandiosas atrações esportivas esperam por um público estimado em 900 mil pessoas, que poderão curtir 264 horas de entretenimento durante 11 dias. Essa é a Festa do Peão de Barretos, que chega à sua 68ª edição e é considerado o maior espetáculo do gênero na América Latina. De 17 a 27 de agosto, o Parque do Peão, um complexo de 2 milhões de metros quadrados, recebe mais de 100 shows, cerca de 600 competidores e mais de 3 mil animais, atraindo visitantes de todo o país.

“A Festa do Peão de Barretos tem o dever e o objetivo de enaltecer a cultura sertaneja e movimentar a economia da nossa região, além de alegrar o público com os mais variados shows musicais e de emocionar a multidão com as competições esportivas. Procuramos oferecer uma estrutura grandiosa para que o evento agrade a todos, inclusive as crianças, as famílias, os competidores e todo o público presente”, ressalta Hussein Gemha Junior, presidente de Os Independentes, associação organizadora da Festa do Peão de Barretos.

 

Música

As atrações musicais vão se apresentar em cinco palcos: Estádio, Amanhecer, Raízes, Culturando e Camping. O evento conta com uma grade de shows diversa e uma incrível mistura de gerações. Grandes nomes da música sertaneja estão confirmados na Festa, como Chitãozinho & Xororó, Jorge & Mateus, Zé Neto & Cristiano, Bruno & Marrone, Boate Azul com Gian & Giovani e Edson & Hudson, Trio Parada Dura, Luan Santana, Ana Castela, Matheus & Kauan, Maria Cecília & Rodolfo, Eduardo Costa, Simone Mendes, Mari Fernandez, entre muitos outros. Garantindo que o público curta diferentes gêneros musicais, também vão se apresentar Alok, Pedro Sampaio, Dennis, Lozanello, Open Farra, Malifoo, Menos É Mais e outros.

 

Camarotes e espaços VIPs

Quem prefere uma experiência mais exclusiva tem à disposição os camarotes e demais espaços VIPs, que possuem atrações próprias. Em alguns, são oferecidos os serviços open food e open bar, como os camarotes Brahma, Arena Premium e Open Super Bull Ballantines. A balada também está garantida nos ranchos que ficam dentro do Parque do Peão, que recebem festas particulares.

 

Competições

A Festa do Peão ainda tem as aguardadas competições esportivas. Os maiores atletas do Brasil e também competidores estrangeiros desembarcam na Capital Nacional do Rodeio em busca da vitória nas disputas que acontecem nos 11 dias do evento. Na Hípica do Parque são realizadas as classificatórias das provas cronometradas (Três Tambores, Team Penning e Ranch Sorting) e no Estádio de Rodeio acontecem as finais dos principais campeonatos do país.

Em 2023, a Festa sedia a final da PBR Brasil (17 a 20/08), a final da Liga Nacional de Rodeio LNR (21 a 23 e 26/08) e o Barretos International Rodeo (24 a 27/08). O campeonato internacional completa 30 anos e engloba as modalidades rodeio em touros, cutiano, sela americana, bareback, três tambores e team penning. O último dia do evento é dedicado exclusivamente à grande final da disputa com atletas brasileiros e estrangeiros.

Para engrandecer ainda mais a Festa do Peão, o treinador norte-americano criador do método doma racional, Monty Roberts, vai participar do evento pela primeira vez, com apresentações na arena.

 

Camping

A Festa do Peão é, acima de tudo, uma experiência para se viver intensamente. Quem prefere aproveitar o conceito Parque 24 horas pode se hospedar no Camping Provas e Camping Independentes Família. O ambiente tem capacidade para receber 15 mil hóspedes e ainda conta com espaço para a instalação de motorhomes. Com estrutura completa e muita segurança, o camping também oferece um palco com atrações exclusivas durante o dia.

 

Dia e noite

Neste ano, uma grande novidade é o acesso dia e noite do público. Quem comprou ingressos diários para curtir a Festa do Peão de Barretos poderá aproveitar as atividades do Parque do Peão durante o dia e, tendo saído até às 17h, estará liberado a retornar para as atrações noturnas. A ação reforça o conceito de Parque 24 horas e foi facilitada porque o acesso ao evento será via QR Code ou reconhecimento facial, dependendo da modalidade adquirida.

Para ter direito ao novo acesso à noite, a entrada no complexo deve acontecer a partir das 8h e a saída será até às 17h. Já na entrada, o visitante precisa informar que vai sair no período permitido e retornar mais tarde. A condição é válida somente para ingressos Parque|Rodeio|Show ou Setores (camarotes e áreas vips e premium) e o estacionamento não está incluso.

 

Tradição

A tradição e a cultura sertaneja são enaltecidas no evento. Para preservar essas raízes, a Festa do Peão traz o Concurso da Queima do Alho. A disputa culinária acontece na programação desde 1956 e preserva os sabores da comida típica do estradão boiadeiro. Neste ano, 20 comitivas de diferentes regiões do país participam do concurso, que será realizado no dia 20 de agosto, a partir do meio-dia, no Rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão.

No concurso, as comitivas de cozinheiros montam seus apetrechos e fazem o tradicional “fogo de chão” para preparar o prato composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de churrasco. A tradicional disputa é uma forma de homenagear o peão de boiadeiro, que movimentou a economia da região e fez a Festa do Peão de Barretos ser a potência que é hoje.

Outra atração é o Concurso do Berrante, que acontece com a Queima do Alho e reúne competidores de diversas regiões do país. As inscrições podem ser feitas no dia do evento e oferece 15 vagas na categoria masculina e 10 vagas na feminina.

 

Além disso, para valorizar a cultura brasileira, o evento conta com o palco Culturando, que é uma referência de preservação e difusão cultural para o público. Na programação estão apresentações de grupos de catira e orquestra de cordas caipira, samba e pagode, festival de dança, música country, covers e muito mais. Neste ano, o palco vai receber cerca de 150 atrações, representando mais de 80 cidades de 15 estados do país.

 

Para as crianças

Garantindo a diversão de toda a família, o Parque está mais do que preparado para receber as crianças. A principal atração para os pequenos é o Rancho do Peãozinho, que ocupa uma área de 35 mil metros quadrados, com várias opções socioeducativas ao longo do evento. No espaço conta com os rodeios em Carneiros e Júnior; escolha da Rainha e Mister Peãozinho; Festival Barretos Kids e muito mais. O público também pode conhecer a mini fazenda e o mini zoológico, além de participar de muitas brincadeiras voltadas às crianças. E o mais importante: todas as atrações contam com o auxílio de monitores.

 

Impacto econômico

O evento impacta diferentes setores da região. Em primeiro lugar, são criados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos para a Festa acontecer, de acordo com Os Independentes. Já segundo o Centro de Inteligência e Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), a Festa do Peão de 2022 gerou R$ 1,24 bilhão em impacto direto e indireto em 11 dias, sendo R$ 112 milhões diariamente.

 

Festa do Peão de Barretos 2023

Os ingressos para a 68ª Festa do Peão de Barretos estão à venda através do site oficial do evento e, também, pelo site da Total Acesso Link.

Confira a programação completa e mais informações no site oficial de Os Independentes. Link.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa