Mastigação incorreta pode causar alterações na aparência e aumento de peso

20 de Janeiro de 2023 by Milton Figueiredo
Saúde
Mastigação incorreta pode causar alterações na aparência e aumento de peso

A primeira etapa do processo digestivo acontece na boca: a mastigação é uma função mecânica responsável por fragmentar o alimento, que entra em contato com a saliva e se torna uma massa facilmente digerida. Contudo, quando feita de forma inadequada, decorrente de algum déficit funcional, os processos envolvidos no ato mastigatório podem provocar determinadas alterações na aparência do rosto, dos elementos dentários e até mesmo estimular o ganho de peso. Especialistas recomendam atenção a esse processo na hora das refeições.

De acordo com o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professor Ezequiel Ortiz Rosa, os mecanismos do sistema nervoso central e do sistema sensório motor se confundem quando há irregularidades na mordida e no encaixe entre a mandíbula e o maxilar, o que é conhecido como oclusão dentária. “Quando comemos devagar e podemos mastigar a comida mais vezes, o cérebro consegue assimilar melhor a digestão e, assim, o ponto de saciedade ocorre de forma correta e mais rapidamente”, explica.

O indicado pelo dentista é que o alimento seja mastigado de 20 a 30 vezes antes de ser deglutido, de acordo com as diferentes texturas e resistências. Ao engolir as refeições com pressa, sem a trituração adequada, o sistema cognitivo demora a receber avisos sobre o que foi ingerido e é possível que a quantidade de calorias consumidas seja maior do que a necessária. Essa sobrecarga irá dilatar o estômago e estimular o sobrepeso.

As proporções do rosto também sofrem danos com a disfunção mastigatória, que causa pequenas diferenças entre os dois lados da face, além de forçar o desalinhamento da estrutura dentária. A assimetria facial acontece quando o paciente tem o costume de mastigar em apenas um lado da boca, o que demanda esforço da musculatura fixada à mandíbula de forma desigual e exerce pressão desequilibrada entre a arcada superior e inferior.

O professor da Anhanguera destaca algumas dicas para a mastigação ideal:

Boca fechada. Os lábios devem estar fechados enquanto o indivíduo come, para facilitar a movimentação da língua e permitir a rotatividade do alimento dentro da boca.

Dois lados. Os músculos relacionados à mastigação devem ser utilizados de forma equivalente e, para isso, é importante que os dois lados da boca trabalhem nesse processo de forma simultânea ou alternada.

Repetição. Não é indicado engolir pedaços inteiros ou grandes durante as refeições e é preciso triturar o alimento o suficiente para a ingestão agradável. Cada grupo de dentes possui sua devida função no processo de trituração e mastigação dos alimentos.

Saúde dos dentes. A dentição precisa estar em ótimo estado para que a mastigação aconteça de forma eficaz. Para isso, é necessário manter visitas periódicas a um dentista graduado com o intervalo mínimo de 6 meses a cada consulta.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa