Meu primeiro livro com lembranças dos idosos do CDI será lançado dia 22

12 de Dezembro de 2017 by Milton Figueiredo
Literatura Prefeitura de Barretos
Meu primeiro livro com lembranças dos idosos do CDI será lançado dia 22

“A partir da memória de pessoas reais, que viveram ou acompanharam fatos marcantes do nosso município, esta obra apresenta um mosaico da história, da cultura e do sentimento que moldou o que somos hoje”, descreve o prefeito Guilherme Ávila num dos prefácios de apresentação do livro “Barretos aos olhos dos avós”, de minha autoria, que será lançado no dia 22 de dezembro, às 14h, no CCI (Centro de Convivência do Idoso) “Maria Vitória Carvalho de Ávila”, na Avenida 27, 0601, Bairro Christiano de Carvalho, onde funciona o CDI (Centro Dia Idoso).

Como resume o trecho acima, escrevi o livro a partir de relatos dos idosos do CDI sobre lembranças pessoais e de fatos que marcaram suas vidas e o passado de Barretos. A partir destes relatos, é possível ter uma noção de como as pessoas comuns viveram os tempos da guerra, viram a implantação do frigorífico, acompanharam as chegadas e partidas dos trens e testemunharam a consolidação da cultura sertaneja através das primeiras festas do peão. Além de valorizar as recordações dos idosos do CDI, o livro é um presente para quem gosta da história de Barretos e para as futuras gerações.

Foram poucos dias, duas semanas, que estive com os assistidos do Centro Dia do Idoso para conhecer suas histórias em meio à história da cidade de Barretos. Não deu, infelizmente, para relatar a história de todos! Senti-me tão em casa que a sensação era de que eu já estivesse convivendo com eles há muito tempo.

Senti-me honrado com o convite da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para relatar essas histórias. Primeiro porque adoro ouvir e contar histórias; segundo, por poder estar com os idosos que sempre têm ótimas histórias para contar; terceiro, porque assim podia matar um pouco da saudade que sinto de minha avó materna, Albertina Dias de Oliveira, que partiu para o outro lado da vida há exatos 10 anos; ela que adorava contar suas histórias de vida, e a quem dedico essa obra.

Realmente me senti em casa. Em nome da coordenadora do CDI, dona Rita, eu agradeço aos funcionários que muito contribuíram para o bom êxito do livro. De modo especial, agradeço a todos os meus queridos novos amigos que em roda ou sentados ao meu lado compartilharam um pouco de suas histórias. Infelizmente não foi possível contar todas elas, mas as guardo com muito carinho na memória e no coração.

Será um grande presente para mim esse lançamento ocorrer no dia de meu aniversário. O evento marcará o encerramento de um dos melhores anos que eu considero ter tido, e o início de um novo ano, um novo ano de vida. Desculpe, mas eu tenho o privilégio de poder, de fato, celebrar o fim de ano do calendário civil com o fim de um ano de vida e início de um novo ano. Tá! Privilégio maior tem quem nasceu dia 31 de dezembro ou 1º de janeiro, mas quase chego lá! Rá!

O livro não será vendido, pois é o fruto de um projeto da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Serão distribuídos gratuitamente a quem puder comparecer ao lançamento. E que esse seja o primeiro de muitos que eu ainda hei de escrever! Amém com força!

 

Serviço:

Lançamento do Livro "Barretos aos olhos dos avós"

Data: 22/12/2017

Horário: 14h

Local: Centro de Convivência do Idoso - Av. 27, 0601 - Cristiano de Carvalho

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa