Os Independentes chega aos 68 anos promovendo a maior Festa do Peão da América Latina

14 de Julho de 2023 by Milton Figueiredo
Os Independentes Rodeio
Os Independentes chega aos 68 anos promovendo a maior Festa do Peão da América Latina

Uma das primeiras montarias, quando a Festa acontecia no Recinto Paulo de Lima Correa - Crédito: Divulgação

 

Uma brincadeira de jovens que se tornou uma referência internacional. Em 15 de julho de 1955 nascia Os Independentes, um “clube”, fundado por um grupo de 20 jovens, sentados numa mesa de um bar de Barretos que tinham em comum alguns aspectos que se tornaram premissas para integrá-lo: ser maior de idade, solteiro e independente financeiramente . O motivo principal de Os Independentes - que continua até hoje em seu estatuto e em suas ações - era ser filantrópico.

Logo após sua fundação, o “clube” já selecionava e tinha novos membros. Um ano depois, em 1956, nascia a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos - o primeiro evento do gênero realizado na América Latina - a primeira edição aconteceu embaixo de uma lona de circo no que seria o Recinto Paulo de Lima Correia, no centro de Barretos.

O clube, que depois se tornou Associação, foi fundado por Abdo El Karin Gemha, Antônio Renato Prata, Dino Scannavino, Edson Gemha, Élio Alves Garcez, Floriano Machado Coutinho, Horácio Tavares de Azevedo, Hosny Daher, Jamil Nicolau Mauad, Joaquim Luis Goulart, José Sebastião Domingos, Licínio Gomes, Luiz Agostinho da Silva Brandão, Orlando Araújo, Osvaldo Monsef, Paulo Coimbra, Paulo Pereira, Rubens Bernardes de Oliveira, Rubens de Oliveira e Saulo Junqueira Franco. A esse grupo, somaram-se mais 12 membros: Carlos J. T. de Andrade, Carlos Roberto Galli, Cássio Junqueira Nogueira, Cyrano Diniz Pereira, Hélio Bruno Barbosa, João dos Santos Filho, José de A. Lima, José Brandão Tupynamba, Orestes de Ávila, Otávio F. Andrade, Rhateb Cury e Udelson Gemha, que juntos realizaram a primeira Festa.

“Começamos como uma brincadeira, uma gincana e deu no que deu! Hoje a festa é a maior que tem. Fico surpreso e orgulhoso, está grande demais essa Festa e o clube continua na missão. Eu nunca imaginei que seria assim”, lembra o sócio-fundador José Brandão Tupynambá, 95 anos. Senhor Tupy, como é conhecido, conta que até hoje frequenta com orgulho a Festa. “Vou mais nos ranchos dos amigos, com meus filhos Paula e Ricardo. Torço muito pelo clube e pela Festa e fico alegre de participar até hoje da história”, afirma.

De Clube, Os Independentes “cresceu” e passou a ser uma Associação, mas mantendo os principais e a maior parte do estabelecido no Estatuto original. Atualmente, ela é presidida pelo empresário e pecuarista Hussein Gemha Junior. “Pra mim é um grande orgulho fazer parte desta história cheia de grandes conquistas de Os Independentes e honrar os objetivos dos fundadores. Desde o início o clube e a Festa foram fundados para terem um importante papel social na comunidade, o que buscamos atender diariamente. Inclusive, a filantropia permanece no nosso Estatuto com papel primordial”, conta com felicidade. Hussein é sobrinho de três fundadores de Os Independentes, Abdo El Karin Gemha, Edson Gemha e Udelson Gemha.

O primeiro presidente do clube foi o Sr. Antônio Renato Prata e a primeira Festa foi presidida pelo Sr. Joaquim Luis Goulart.

Símbolo de representação da cultura e tradição sertaneja, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos se modernizou, mas não deixou as raízes para trás. Até hoje, acontecem apresentações e manifestações que resgatam a história como, Catira, danças do folclore brasileiro, Concurso de Berrante e Violeiros, Queima do Alho, entre outras atrações. Atualmente, a Festa tem repercussão internacional e faz parte do calendário mundial dos atletas das modalidades presentes nos rodeios, são elas, montaria em touros, bareback, sela americana, cutiano, team penning e três tambores, que projetam os competidores para o mundo de oportunidades no esporte.

15 de julho de 1984 - Pedra Fundamental - no mesmo ano, Mussa Calil Neto começou a viabilizar a transferência da Festa para o Parque do Peão - Crédito: Divulgação

 

Construção do Estádio de Rodeios, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer - Crédito: Divulgação

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa