Para padre e psicólogo o suicídio é um problema de todos

05 de Setembro de 2019 by Milton Figueiredo
Para padre e psicólogo o suicídio é um problema de todos

Segundo Ivanaldo Mendonça, pós-graduado em psicologia, padre e pároco da Paróquia São José da Estância Turística de Olímpia, "a Organização Mundial de Saúde (OMS) define suicídio como “ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja a intenção seja a morte de forma consciente e intencional, usando um meio que ele acredita ser letal”. Simplificando, é o ato de matar a si próprio".

"Os dados oficiais sobre o suicídio são alarmantes: uma morte a cada 40 segundos no mundo. No Brasil, suicídio é considerado problema de sáude pública. Em 2014, ocorreram mais de 10.600 casos. Cerca de 32 brasileiros suicidam-se diariamente e é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Espantoso é saber: o suicídio pode ser prevenido em 90% dos casos. Com o objetivo de mostrar a importância de falar sobre o assunto,  desde 2015, o Brasil celebra o ‘Setembro Amarelo’, por ser o 10 de setembro mundiamente dedicado à prevenção ao suicídio. Sua inspiração remonta a 1994, quando um jovem de apenas 17 anos suicidou-se dirigindo um carro amarelo. No funeral, familiares e amigos distribuiram fitas amarelas visando confortar quem sofresse o mesmo desespero que Mike. A campanha alcançou o mundo.

Conhecer é a base para prevenir. É importante e necessário desmistificar questões que permeiam o ato do suicídio considerado ainda um tabu por toda a sociedade. Quem se mata torna-se, ao mesmo tempo, vítima e vilão. Vítima de sua própria dor; vilão, por infringir contra a vida, o bem mais precioso, além de deixar marcas profundas de dor, sobretudo, nos familiares, condenados a conviver com dúvidas.

Em relação às possíveis motivações do suicídio, enquanto o sociológo francês Émile Durkein defende que as causas estejam ligadas mais a comportamentos coletivos do que individuais, Edwin Shneidmam, considerado o pai da suicidologia (ciência que estuda as causas do suicídio com um olhar significativo para as formas de prevenção), relaciona o suicídio a um ato mais ligado ao indivíduo do que a questões externas. 

Dor, perturbação e pressão são consideradas por Shneidman como principais variáveis que culminam no ato do suicídio: a dor psicológica, originada da frustração pelo não alcance de objetivos, a pertubação referente a distúrbios como distorções cognitivas e automutilações e a pressão relacionada a elementos externos e internos a cada pessoa.

A maior parte das pessoas que se suicida não quer morrer. Acontece que elas veem essa opção como a única solução para seus problemas e, sobretudo, para sua dor, seu sofrimento. Alguém só se mata no auge do desespero.

Ultrapassemos a cortina de ferro importa ao assunto. A coragem de abordar sadiamente a questão, certamente, abrirá caminhos que torne cada vez mais possível evitar 90% dessas mortes. O problema é nosso!".

 

Imagem: Potal da Cidade de Louveira

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa