Por que pessoas LGBTQIA+ devem prestar atenção à saúde do coração

12 de Julho de 2023 by Milton Figueiredo
Saúde
Por que pessoas LGBTQIA+ devem prestar atenção à saúde do coração

Dentre os muitos desafios que a população LGBTQIA+ tem que enfrentar em nossa sociedade, existe um que pode passar despercebido: a saúde do coração. Estudos recentes revelam uma tendência preocupante na saúde cardiovascular de adultos LGBTQ+. Eles experimentam uma pior saúde cardíaca em comparação com seus pares heterossexuais cis gêneros e um dado ainda mais preocupante: a prevenção está abaixo do esperado. 

Dra. Rekha Mankad, cardiologista da Mayo Clinic, explica o que pode estar colocando os adultos LGBTQ+ em maior risco de doenças cardiovasculares e o que pode ser feito para diminuir esse risco."A comunidade LGBTQIA+ costuma ser um grupo mais marginalizado de indivíduos. E um dos primeiros problemas é que eles podem não procurar médicos para  fazer exames de saúde regulares", diz a Dra. Mankad.

Cerca de metade das pessoas LGBTQIA+ dizem ter sofrido discriminação no ambiente de saúde, o que é um fator que as torna menos propensas a consultar o médico do que pessoas heterossexuais cisgêneros. "Se você está receoso para consultar um médico, não vai realmente falar sobre as coisas que o colocam em risco de doença cardíaca", completa.

Um fator preocupante é a alta incidência do stress provindo da descriminação.  Pessoas que se identificam como LGBTQ+ correm maior risco de sofrer de problemas de saúde mental como depressão, estresse crônico e ansiedade, conforme a National Alliance on Mental Illness. Ansiedade, depressão, estresse e relacionamentos com as famílias podem ser exacerbados para as pessoas da comunidade LGBTQ devido a suas identidades sexuais e de gênero marginalizadas. Isso é conhecido como estresse minoritário.

A Dra. Mankad diz que esses estressores adicionais podem propiciar um maior risco de doenças cardíacas. "Existem tensões interpessoais como auto-estigma. E também a experimentação do preconceito e da violência potencial", diz ela. 

"Se você aumentar o estresse, é provável que você fique mais ansioso ou deprimido. Além disso, pode ser menos provável que você vá se exercitar porque se sente desconfortável em um vestiário, por exemplo. Esses são alguns dos muitos fatores que, em seguida, podem levar a uma maior probabilidade de desenvolver os fatores de risco sobre os quais falamos que aumentam o risco de doença cardíaca", completa.

Dadas essas preocupações, é crucial que as pessoas da comunidade LGBTQ+ sejam proativas em relação à saúde do coração. "Eu diria à comunidade, não hesite em ir ver um profissional de saúde e falar com ele abertamente. Deixe-os saber o que está preocupado com sua saúde geral e, especificamente, sua saúde cardiovascular, e realmente reformule e planeje o que você pode fazer para proteger seu coração a longo prazo", completa a cardiologista.

Quando se trata de prevenção de doenças cardiovasculares, conhecer seus fatores de risco também é fundamental. Fatores como pressão alta, colesterol alto, tabagismo, diabetes, sedentarismo e obesidade podem aumentar a possibilidade de doenças cardíacas, então é importante ficar atento aos hábitos. "Essas são coisas sobre as quais conversamos com todos, mas você precisa consultar um profissional para falar sobre esses fatores de risco", diz  Dra. Mankad.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa