Prefeito Odair Silva participa de visita técnica de encerramento das obras de desassoreamento da Lagoa da Fazenda Flórida e Ribeirão Pitangueiras
Na manhã desta segunda-feira, 11 de agosto, o prefeito de Barretos, Odair Silva, esteve na Lagoa da Fazenda Flórida para a visita técnica da equipe do SP Água que marca, oficialmente, o encerramento das obras de desassoreamento da lagoa e do Ribeirão Pitangueiras. A ação contou com a presença do superintendente do SAAE Barretos, Nilson Andrade, do secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Jamal, Cláudio Daher - Engenheiro da SP Águas, servidores municipais, Rolando Salomão - diretor técnico da CATI Regional Barretos, Fabiana Zanquetta Azevedo - Gerente da Vertente do Grande na SP Águas, e José Carlos Momenti - Assessor I da SP Águas, membros do programa Mãos Pela Água e do Consórcio Revitalizar.
O encontro teve como objetivo apresentar o resultado das intervenções executadas pelo Consórcio Revitalizar, dentro do programa estadual Rios Vivos. A visita técnica percorreu as áreas de obra para mostrar o impacto das melhorias na capacidade de armazenamento e escoamento da água.
Segundo o relatório técnico, foram retirados 42.600,33 m³ de sedimentos da calha dos corpos hídricos contemplados. Só na Lagoa da Fazenda Flórida, o volume escavado, incluindo a recuperação de margens, foi de 19.712,70 m³. No Ribeirão Pitangueiras, incluindo drenos complementares e raspagens, o volume atingiu 22.887,63 m³.
O investimento, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do SP Águas, foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
“A obra entrega não apenas um ganho operacional para o sistema de abastecimento, mas também preserva o meio ambiente e reforça a capacidade de resposta da cidade diante de períodos críticos”, afirmou o superintendente Nilson Andrade.
O Programa Rios Vivos segue com o compromisso de apoiar os municípios paulistas na revitalização e conservação de seus mananciais, garantindo água de qualidade e em quantidade para a população.
“Com esse trabalho, acreditamos que será ganho para a cidade e um reforço importante para a segurança hídrica”, destacou o prefeito Odair Silva.