Prefeitura de Barretos inicia plantio de mudas em parceria com a CPFL
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos deu início nesta semana ao plantio de mudas doadas pela CPFL, por meio do Programa Arborização + Segura. Na quarta-feira, 27, a Avenida das Nações começou a receber as mudas do programa. Nesta primeira etapa, 55 estão sendo plantadas na Avenida. O prefeito Odair Silva e o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Jamal, participaram do plantio.
Odair ressaltou que as árvores proporcionam sombra, deixam o ar mais fresco e têm também um papel essencial quando são plantadas em nascentes. “Por isso, digo que estamos plantando árvores e água em Barretos. Nessa parceria que firmamos, para cada árvore que precisar ser retirada por estar comprometida ou de alguma maneira oferecendo risco à população, a CPFL doa 15 mudas para plantarmos em locais adequados, tanto dentro da cidade como em nascentes”, afirmou.
Jamal ressaltou que o Programa é muito importante para a cidade. “Uma árvore debilitada está sendo trocada por 15 novas, que vão permanecer por 70 anos melhorando o clima, proporcionando sombra. Serão mais de duas mil mudas plantadas dentro desse programa e temos também em Barretos a legislação que determina que as concessionárias doem uma muda a cada carro que vendem, também cultivamos mudas em nosso viveiro. A partir de diferentes iniciativas, termos a meta de plantar 70 mil mudas nesta gestão. Queremos realmente construir microflorestas urbanas em vários pontos de Barretos, com biodiversidade e os vários benefícios climáticos que elas vão proporcionar”, ressaltou o secretário.
Em visita à cidade, Fabio Lavagetti, assessor do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, parabenizou a Prefeitura, a secretaria municipal e a CPFL. “É uma honra participar do ponta pé inicial deste programa tão importante para deixar Barretos cada vez mais verde”, disse.
O programa Arborização + Segura prevê a substituição gradativa de árvores que tenham suas copas interferindo na rede de distribuição de energia, oferecendo risco de quedas e acidentes. A CPFL realizou mapeamento técnico prévio, que avaliou o conflito da vegetação com a rede, o potencial de danos e a necessidade de replantio de espécies adequadas ao ambiente urbano. Os dados foram encaminhados à equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, que analisa e emite um laudo sobre cada solicitação, autorizando a retirada da árvore caso necessário.
A CPFL disponibiliza mudas de espécies com porte adequado para evitar transtornos com relação à rede elétrica. Para áreas afastadas da rede elétrica, são fornecidas espécies de maior porte, contribuindo para a recomposição florestal. Mais de 200 mudas devem ser plantadas até o fim deste ano.
Com o caminhão-pipa, a Defesa Civil Municipal deu apoio à ação, contribuindo ao molhar o local logo após o plantio das mudas.