Prefeitura de Barretos promove capacitação para aprimoramento de controle e combate às pragas, insetos de forma inteligente e eficaz
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos promoveu, por meio do SAAEB e das secretarias municipais de Saúde e Ordem Pública, que realizam o Arrastão de Limpeza na cidade, uma capacitação para aprimoramento de controle e combate às pragas e insetos de forma inteligente e eficaz para os agentes do Controle de Vetores na manhã desta segunda-feira (23), no Etec Cel. Raphael Brandão. O foco foi sobre como é, como reconhecer e acabar com os mitos e captura do escorpião.
“Um controle não é uma erradicação. Erradicar significa zerar, não encontrar mais nada. Já controle significa que nós vamos fazer um trabalho que a gente vai diminuir uma quantidade de escorpião. Nós sempre vamos trabalhar muito, e sempre vamos encontrar escorpiões”, pontuou Nilson Vieira de Melo, médico Sanitarista da Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, com base em Ribeirão Preto, que ministrou a capacitação.
Nilson explicou que é um animal noturno que se alimenta de baratas e que não fica andando pelas ruas. Ele sai das galerias de esgoto e de água pluvial quando há chuvas fortes para se esconder em outros lugares. Lembrou ainda que este período é o de reprodução e que o veneno só é eficaz se jogado diretamente nele. “Nós não podemos diminuir o número de galerias, mas sim os locais que servem de abrigo para os escorpiões como restos de madeiras, de materiais de construção e entulhos que servem para eles se sentirem protegidos”, completou.
Após a palestra, que contou com a participação de Mussa Calil Neto - secretário municipal de saúde, os agentes fizeram na prática o exercício de captura de escorpiões com animais vivos e mortos, utilizando luvas e pinças apropriadas.