Presidente da Comissão Organizadora avalia 50ª ExpoAgro Barretos e confirma edição de 2019

01 de Agosto de 2018 by Milton Figueiredo
Lazer
Presidente da Comissão Organizadora avalia 50ª ExpoAgro Barretos e confirma edição de 2019

Julgamento de Nelore na 50ª ExpoAgro Barretos - Foto: Carla Scarpellini

A 50ª Exposição Agropecuária de Barretos, que aconteceu entre os dias 20 e 29 de julho, superou todas as melhores expectativas e levou mais de 30 mil pessoas ao Recinto Paulo de Lima Correa, patrimônio arquitetônico, histórico, ambiental e cultural tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

“Devolvemos à Barretos o seu principal evento, aquele que foi a base para a construção do que a cidade significa não apenas para o restante do Brasil, mas também para o mundo”, afirmou José Jesus Aparecido de Faria, Presidente da Comissão Organizadora da ExpoAgro Barretos, que fez questão de confirmar realização da edição de 2019, que deve ocorrer no mesmo período do ano.

Comissão Organizodora da 50ª ExpoAgro Barretos, empresários e representantes de entidades parceiras. Foto: André Monteiro

Em seu primeiro dia, a 50ª ExpoAgro foi marcada pela emoção da reinauguração oficial do Recinto. Segundo o Prefeito de Barretos Guilherme Ávila, Prefeito de Barretos, não haveria evento ou oportunidade melhor para a reabertura do local à população da cidade e região. Ele ressaltou, ainda, a beleza do evento que trouxe atrações voltadas para as mais diversas faixas etárias, o que proporcionou momentos de nostalgia na população mais idosa, que viveu os primórdios da Festa do Peão ainda no Recinto, mas também despertou a curiosidade e a descoberta da importância do espaço para a história de Barretos, e parabenizou todos os envolvidos que não mediram esforços para esta realização: “Os organizadores estão de parabéns por terem resgatado esta importante tradição da nossa cidade”, disse.

O Presidente do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande Cyro Penna Jr, fez questão de parabenizar o poder público, na figura do Prefeito Guilherme Ávila, pela reforma do Recinto, bem como toda a sua equipe no apoio à Comissão Organizadora. “Na pessoa do José Faria, igualmente rendemos nossas homenagens pelo grande evento em comemoração ao Jubileu de Ouro da Exposição Agropecuária de Barretos, data marcante e que ficará registrada nos anais da história da nossa cidade”.

A edição emblemática e comemorativa, teve como principal objetivo, fazer com que a feira retome o seu posto e se firme novamente no cenário nacional da pecuária. Ao todo, mais de 30 criadores de todo Brasil estiveram presentes e participam do julgamento da raça Nelore, que atualmente não entra para o Ranking oficial da federação. Carlos Alberto Marino Filho, jurado desta edição, frisou o elevado nível do gado apresentado, além do grande número de animais expostos, que ultrapassou 200, ficando entre as 10 maiores do país. Ele acredita que com estes dados, o evento retorne ao ranking já no próximo ano e que apareça entre os mais concorridos. Ainda na exposição, o evento contou com a participação de animais da Senepol 3G, em estande exclusivo, os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre a raça que possui características extremamente dóceis, além de apresentarem alta resistência aos parasitas e climas quentes, e um crescimento rápido, o que favorece a pecuária de corte, já que possibilita um ciclo de engorda curto.

O esporte também marcou história com a primeira competição de Três Tambores realizada com apoio da Lei de Incentivo Fiscal no Estado de São Paulo. O incentivo proporcionou aos competidores a isenção na taxa de inscrição e uma premiação total no valor de R$ 30 mil reais. De acordo com Nestor Leonel, que integra a Comissão Organizadora da Exposição e que conduziu todo o projeto do início à sua finalização, a conquista é inédita e deve se estender para outros projetos que envolvem provas cronometradas, realizados em parceria com membros daComissão Organizadora da Exposição. “Esse foi um importante trabalho de relacionamento político e empresarial que realizei junto à comissão pensando em fomentar as atividades esportivas e culturais do segmento”, disse.  

Com base no resgate das atividades agropecuárias, a programação trouxe também palestras e atividades ao longo de toda a semana voltadas aos empresários e profissionais do setor, como a presença da jornalista especializada em economia e agronegócio Kellen Severo, que aconteceu em parceria com o Sebrae-SP. A palestra, que recebeu cerca de 150 pessoas, abordou em detalhes – e de maneira descomplicada – as influências do atual cenário político-econômico do Brasil e quais são os impactos causados diretamente por ele no agribusiness.

Além das ações voltadas ao impulsionamento do setor, os visitantes encontram uma gama extensa com opções de lazer e atividades culturais. Milhares de crianças da rede municipal de ensino foram recebidas pelas historiadoras Karla Armani e Elisete Tedesco, que ficaram responsáveis por guiar o resgate da cultural e histórico não apenas do recinto e da exposição, mas das tradições que nasceram no município, como o principal evento gastronômico da cultura caipira, o Concurso da Queima do Alho, considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2016.

A apresentação da dupla Carreiro e Capataz, shows no Pub Tarde da Viola, apresentações de catira e música raiz, além do concurso de violeira Gideão da Viola, foram responsáveis por abrilhantarem e dar o tom da festa, unindo a beleza ímpar das manifestações artísticas tradicionais e as novas vozes do sertanejo em um evento para todos os gostos.

A 50ª Exposição Agropecuária foi uma realização da Comissão Organizadora da ExpoAgro – presidida pelo pecuarista José Jesus Aparecido de Faria, Sindicato Rural do Vale do Rio Grande e contou com o apoio integral da Prefeitura Municipal de Barretos, Governo do Estado de São Paulo, Sebrae-SP, Instituto APAB – Associação de Pais e Amigos do Basquete, Instituto Federal de São Paulo – Campus Barretos, além das empresas Minerva Foods, Coopercitrus, Groscon, LS Dimas Tratores, Mafra Ambiental, Ouro Fino Saúde Animal, Savegnago, Usina Guarani, Cia do Sal, Bavep, Senepol 3G, Supermercado Manolo, Imobiliária Renato Peghim e Jardim Botânico.

 

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa