Projeto de Geninho quer incluir vacina contra varíola do macaco no calendário nacional de imunização

10 de Julho de 2022 by Milton Figueiredo
Política Saúde
Projeto de Geninho quer incluir vacina contra varíola do macaco no calendário nacional de imunização

Projeto protocolado nesta quarta-feira, dia 06/07, na Câmara dos Deputados, quer incluir no Calendário Nacional de Imunização a vacina contra a varíola do macaco. A proposta é do deputado federal, Geninho Zuliani, do União Brasil/SP.

Segundo o projeto de lei 1917/2022, a vacina composta pelo Modified Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic (MVA-BN), indicado para a prevenção de monkeypox, deverá ser incluída na relação de vacinas obrigatórias do Ministério da Saúde, compondo o calendário nacional de vacinação do Programa Nacional de Imunização.

"Desde 13 de maio de 2022, a Monkeypox vem sendo identificada em diferentes países não endêmicos, inicialmente na Europa, mas com casos confirmados nas Américas, Oriente Médio e Austrália. Até 21 de junho, já foram confirmados 3.007 casos distribuídos em 40 países. No Brasil já são 76 casos registrados, o que reforça a necessidade de ação rápida, inclusive para contenção de possíveis surtos", frisa o deputado federal, Geninho Zuliani.

O projeto segue agora para análise das comissões internas da Câmara dos Deputados.  

Doença A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou ainda com material corporal humano contendo o vírus.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A erupção geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.