Projeto Super Conscientes é apresentado durante Seminário Online sobre Crise Hídrica

02 de Junho de 2021 by Milton Figueiredo
Projeto Super Conscientes é apresentado durante Seminário Online sobre Crise Hídrica

Hidroman, Maya e Papelito são os mascotes do Esquadrão Ambiental

 

Desenvolvido pelo SAAE Barretos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na manhã de terça-feira, dia 1º de junho, o projeto Super Conscientes foi apresentado durante o Seminário Online sobre Crise Hídrica.

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube do SAAE Barretos e foi promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG) que é presidido pela prefeita de Barretos, Paula Lemos, e formado por 12 municípios.

“Em 111 anos, não existia esse problema hídrico que nós estaremos enfrentando agora, esse ano. Então, quero agradecer ao Waldo que, junto da secretária da educação, já está montando um programa pra que a gente possa também estar conscientizando as nossas crianças. É importante pensar no presente, mas também no futuro”, destacou Paula Lemos no início do Seminário.

O superintendente do SAAEB, Waldo Villani Júnior, disse que o projeto será colocado à disposição a todos os municípios que integram o comitê. “Nós criamos o projeto Super Conscientes com o intuito de formar os nossos agentes ambientais: os pequenos. Por isso essa parceria com a secretaria da Educação (...)”, disse.

Em seguida, Jéssica Maria Santos, secretária municipal de educação de Barretos, explanou sobre o projeto que tem a finalidade de comunicar, sensibilizar, conscientizar e estimular todas as pessoas, em especial as crianças, a se interessarem pelas causas ecológicas. “Cada personagem, cada atividade, foi especialmente pensada para que a gente não apresentasse apenas uma proposta de educação ambiental, mas que isso fizesse, de fato, parte da nossa cultura e da nossa consciência socioambiental”, explicou.

O personagem Nilo (referência ao maior rio do mundo, o Nilo, na África) se transforma no Hidroman, e com a ajuda de sua meia-irmã Maya (nome que em hebraico significa água), e do boneco mágico feito de materiais recicláveis, o Papelito, tem a missão de conscientizar a todos sobre a importância do consumo dos recursos naturais do planeta de forma consciente. Juntos, os três formam o Esquadrão Ambiental.

Estão previstas atividades como o Eco Agito, a websérie Esquadrão Ambiental, um concurso cultural de desenho para a escolha de um animal do bioma da região para integrar o esquadrão, a Expedição Ambiental – após o fim da pandemia, dentre outras.

Todos os materiais produzidos estarão disponíveis gratuitamente no website: www.esquadroambiental.com.br.

O Seminário contou com a palestra do professor Antonio Carlos Zuffo, que falou sobre a crise hídrica que nos avizinha, com considerações do deputado estadual Sebastião Santos, Matheus Nicolino Peixoto Henares - professor e vice-presidente do comitê, Claudio Daher Garcia – Engenheiro Civil e funcionário do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica, Hélio Suleiman - engenheiro civil e atual diretor presidente da FABHAT- Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, e com a mediação de Danilo Nunes – secretário de relações institucionais e comunicação de Barretos.

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa