Projeto “Bibliotroca Sustentável” é desenvolvido no Colégio FEB e promete unir leitura com sustentabilidade

18 de Abril de 2022 by Milton Figueiredo
Cultura
Projeto “Bibliotroca Sustentável” é desenvolvido no Colégio FEB e promete unir leitura com sustentabilidade

Livia Gomes e Erika Borges

A Bibliotroca Sustentável é um projeto que promete inspirar ainda mais a comunidade barretense e foi abraçado pelo Colégio FEB numa parceria com a cronista e escritora, Erika Borges, idealizadora da proposta.   

O projeto começou a ser articulado em 2021 e consiste em conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem, além de incentivar a leitura. “O objetivo é criar um espaço dentro do Colégio FEB, onde os alunos poderão fazer trocas de livros, que serão comprados com o dinheiro arrecadado na venda para reciclagem das apostilas e cadernos usados, que anteriormente iam para o lixo”, explicou Erika.  

Além da troca de livros, a ideia é transformar esse espaço em um local agradável e multicultural, onde os alunos possam ter contato com várias expressões artísticas. “Me disponibilizarei a organizar de tempos em tempos atrações que venham fomentar o prazer pela leitura e o conhecimento da arte em geral”, ressaltou Erika, que é mãe de um aluno do Colégio FEB.  

A escritora conta que ficava muito incomodada sobre não saber qual destino dar aos cadernos e apostilas usados em anos anteriores pelos dois filhos e a preocupação aumentou ainda mais, quando começou a arredar livros de leitura para seu projeto Bibliotroca, localizado no Manolo Supermercados, na Rua 20,   concretizado em maio de 2021. “Comecei esse projeto arrecadando livros para ficarem disponíveis para troca em um lugar de fácil acesso para toda a população, podendo, assim, incentivar a leitura e facilitar o acesso das pessoas à diversas obras literárias de forma gratuita. “Na época, muita gente me procurava querendo doar apostilas e livros didáticos muito antigos que já haviam caído em desuso. Fiquei ainda mais incomodada com a falta de destino certo para esse material. Procurei informações sobre empresas de reciclagem de papel, tanto em Barretos como em outras cidades, e depois de muitas pesquisas consegui uma empresa em nossa cidade que se interessou em comprar o material”, contou.  

Com um grande montante de apostilas e livros arrecadados, Erika foi em busca de uma escola para implementar o projeto e foi no Colégio FEB que ela encontrou a parceria. “Após ter minha ideia abraçada, fizemos uma primeira coleta de material em agosto de 2021, somando 730 kg de papel e obtendo R$ 292,00 que se encontra sob minha responsabilidade. Com a disponibilização de um local no Colégio, vamos começar a compra dos livros, que terão os títulos sugeridos pelos alunos e professores”, ressaltou.  

De acordo com a diretora do Colégio FEB, professora Lívia Patrícia de Macedo Gomes, o Bibliotroca Sustentável integra escola e comunidade e também meio ambiente e cultura. “Nós abraçamos o projeto imediatamente porque ele traz a conscientização da sustentabilidade com incentivo à leitura”, contou.  

Erika afirma que além das escolas possuírem muita matéria prima para reciclagem, elas também são o berço do público alvo a ser atingido. “A leitura e a cultura em geral precisam ser incentivadas desde cedo, e nada melhor que o ambiente escolar para isso. Precisamos criar para o mundo indivíduos letrados e não somente alfabetizados. Se cada cidadão se doar um pouquinho, é possível, sim, transformarmos o futuro da nação. O Colégio FEB está de parabéns por pensar em levar o compromisso da escola para além dos muros escolares”, enfatizou.  

Erika Borges é autora do livro Crônicas e Reflexões da Vida. Atualmente, ela cursa o 5º semestre da graduação de Letras (Português) e pretende fazer pós-graduação em Biblioterapia.  

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa