Protótipo desenvolvido no FEB 360º ganha Concurso Internacional

06 de Junho de 2019 by Milton Figueiredo
Protótipo desenvolvido no FEB 360º ganha Concurso Internacional

Um protótipo baseado no movimento da CNC de Maslow (uma máquina computadorizada de cortar madeira na vertical), o “Wall Ball”, especialmente modificado para a melhora da coordenação motora de pessoas acima dos 70 anos, idealizado pelo gestor do Espaço Maker – FEB 360º do UNIFEB, André Vanzolin, está entre os cinco ganhadores do concurso internacional “RogLab Open: Active Aging”. A entrega do prêmio acontece na cidade de Ljubljana, na Eslovênia, em Junho.

O concurso do RogLab é realizado desde  2013, e desafia participantes de todo o mundo a construírem soluções socialmente consciente para a vida das pessoas, esse ano o tema foi para a chamada ''melhor idade''. Nessa edição do concurso foram 30 inscritos de vários países, cinco projetos foram premiados, entre eles o de Barretos, todos concorrem ainda ao primeiro lugar, com premiação em dinheiro de € 1,5 mil (euros).

O projeto do protótipo passa agora à fase de execução, com a confecção dentro do FEB 360º e posterior reprodução durante o RogLab Open na Eslovênia, pelo autor. André Vanzolin é gestor do Espaço Maker do UNIFEB desde sua inauguração, no ano passado, e diz que além da oportunidade de realizar o protótipo durante o evento internacional, ganhou 112h de mentoria na área de criação e métodos do processo de produção, além de colocar o FEB360º mais perto de se tornar um FabLab.

“Os critérios exigidos para os protótipos eram que eles teriam que ter uma abordagem inovadora, uma apresentação clara da ideia e da solução, refletissem os princípios para  um envelhecimento ativo, ter um bom design,  ser  original, e que atendessem ao mercado de uma produção em série, ou seja, que o produto final tivesse um preço acessível para a compra do consumidor. E, claro,  precisavam ser feitos com materiais ecologicamente corretos”, explicou Vanzolin.

Ainda de acordo com o ganhador, ter o projeto selecionado vai proporcionar uma experiência de imersão dentro de um espaço maker em outro país, e conhecer todos os processos e os seus equipamentos. “O RogLab faz parte da rede Fab Lab, e a partir de agora  o nosso espaço maker  ganha visibilidade para o mundo. E, se não me falha a memória, nenhum outro espaço maker ou Fab Lab brasileiro ganhou este concurso. A partir disso,  quero que os alunos do UNIFEB vejam o potencial do FEB 360º, e que eles usem o espaço, e não tenham medo de arriscar nos projetos, pois o nosso laboratório já está repercutindo entre os principais espaços maker do mundo”, afirmou o premiado.

O projeto que levou a classificação do gestor do FEB 360º consiste em uma caixa com furos em diferentes tamanhos, com partes eletrônicas feitas com Arduíno e que pode ser utilizado para jogar com as mãos e com os pés do jogador, seja individualmente ou em dupla.

“O desafio é testar a coordenação motora do jogador idoso, a partir daí ele irá manter a mente ativa, irá se movimentar, e com a possibilidade de aumentar o peso da esfera para a melhora da condição física. Nele o jogador tem que fazer esforço leve e ao jogar em dupla também proporciona a interação entre os idosos. O produto pode ser manuseado em diversos ambientes: na própria residência, no consultório médico, nas academias, nas casas de repouso, hospitais, entre outros lugares. Para a fabricação do projeto serão  utilizadas cordas e madeira compensada, além de partes eletrônicas feitas com as placas Arduíno. Há ainda a possibilidade da personalização do produto, pois ele poderá ser pintado conforme o gosto de cada um”, finalizou André Vanzolin, que vai estar na Eslovênia de 22 a 29 de Junho.

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa