Psicóloga orienta quando é a hora de dar um passo maior no relacionamento

22 de Janeiro de 2023 by Milton Figueiredo
Saúde
Psicóloga orienta quando é a hora de dar um passo maior no relacionamento

Certamente você já viu passando pelo feed de alguma rede social alguma brincadeira ou meme sobre “ser emocionado”. A expressão tornou-se comum e ganhou forças na internet, o que nos abstém de agir de modo afetuoso e leal aos nossos sentimentos. Mas será que existe o “tempo certo” para cada fase de um relacionamento? É um questionamento que diversas pessoas já fizeram aos amigos, a si mesmos ou até a terapeutas.

Na opinião da psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Angelita Devequi Rodrigues Traldi, fatores como a velocidade em que quase tudo acontece na sociedade moderna e até a pandemia podem colaborar para que as pessoas queiram viver tudo em um instante, esquecendo que a vida é um processo constante de vivências e experiências.

“Todo ser humano quer ser feliz no amor, esse é um desejo intrínseco da nossa espécie. Mas o que se tem visto é que há muitas pessoas que aceleram processos nas relações por carência, falta de autoconhecimento e até falta de diálogo com o parceiro ou a parceira. Esse conjunto de fatores acaba distorcendo as relações, o que pode fazer com que alguns confundam seus próprios sentimentos, idealizando o outro, e enxergando paixão, amor ou intimidade onde não existe ainda”, diz a docente.

Os aplicativos de relacionamento, que em certa forma se assemelham até a um “cardápio”, com diversas opções de perfis de possíveis “crushs” também pode colaborar para acelerar a forma como as pessoas encaram a conquista. E se um primeiro encontro não der certo, basta voltar ao app e buscar um segundo encontro com outro perfil.

“Muito se fala que as relações interpessoais da atualidade são líquidas: no amor, trabalho e vida social. Têm-se a falsa impressão de que tudo pode ser efêmero e mutável, sendo facilmente substituído. Para quem não está em uma boa fase emocional, isso pode ser muito perigoso, pois a frustração pode desencadear diversos gatilhos”, acrescenta.

Mas, então, qual seria a receita para que um relacionamento -- ficada, namoro, noivado ou casamento - dê certo? Na opinião da professora de Psicologia, cada casal e cada ser humano tem bagagens e vivências que o tornam único, e que também o fazem encarar as situações de formas distintas. Acima de tudo, o importante é se compreender. E, diante disso, não se abster do afeto. O diálogo sincero sobre expectativas, além de o par estar na mesma sintonia, é um meio caminho andado para o sucesso de uma relação.

“Ser ‘emocionado’ nos dias de hoje chega a ser até um sinônimo de coragem, pois muita gente esconde e tem medo de expor seus sentimentos. A vida é para ser vivida, contanto que as ações não firam a si mesmo e ao outro. O importante é que, de fato, os envolvidos na relação estejam conscientes de seus desejos e aspirações, além de respeitarem os sentimentos e escolhas do outro”, finaliza a docente.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa