Redes sociais ajudam a resgatar hits musicais do passado

03 de Janeiro de 2024 by Milton Figueiredo
Música
Redes sociais ajudam a resgatar hits musicais do passado

A valorização de catálogos musicais e a ressurreição de músicas que marcaram gerações são tendências do mercado de música atual e as gravadoras estão apostando pesado nos ídolos do passado. Em 2022, a Warner Music arrecadou a discografia de David Bowie por nada menos do que US$ 250 milhões, o que demonstra a importância desse segmento para a indústria fonográfica. Nesse contexto, a Nikita, distribuidora de música digital, tem se destacado com estratégias voltadas para trazer de volta sucessos do passado no Brasil e impulsionar a receita de artistas, gravadoras e selos.

Com a chegada dos ‘vídeos instantâneos’, como os Reels do Instagram e TikTok, dezenas de músicas e artistas que fizeram sucesso no passado estão voltando à ativa, alcançando novas gerações e revivendo momentos nostálgicos para os fãs. Essa nova onda de popularidade tem impulsionado a receita das gravadoras e dos artistas, que encontraram nas estratégias de valorização de catálogos uma forma de monetizar seu legado.

"A música tem um poder único de nos transportar para momentos especiais de nossas vidas. Muitas vezes, uma canção pode trazer à tona memórias e emoções que estavam adormecidas. Com a popularização das redes sociais que priorizam vídeos curtos, temos visto um ressurgimento de sucessos do passado, que estão conquistando uma nova geração de fãs e gerando receita para os artistas e gravadoras", destaca Felippe Llerena, fundador e sócio-diretor da Nikita.

Além de oferecer serviços de distribuição de música digital, a Nikita se destaca por suas estratégias de marketing e promoção, que incluem parcerias com influenciadores, rádios, TVs e outras mídias. A empresa busca identificar as músicas e artistas com potencial de ressurgimento e desenvolve campanhas personalizadas para impulsionar seu alcance e engajamento nas redes sociais.

"Nosso objetivo é ajudar os artistas e gravadoras a maximizarem o potencial de seus catálogos musicais. Trabalhamos de perto com nossos clientes para entender suas metas e desenvolver estratégias eficazes de promoção e monetização. Acreditamos que cada música tem uma história a contar e estamos empenhados em trazer essas histórias de volta à vida", afirma Llerena.

Com a crescente popularidade das plataformas de streaming, o valor dos ativos musicais tem aumentado significativamente. Um estudo realizado pela consultoria americana Musonomics  revelou que a receita gerada pelo streaming impulsionou o valor dos ativos musicais, com mais de US$ 5,3 bilhões em 2021, 178% superior à 2020, quando os streamings geraram US$ 1,9 bilhão. 

"A música é um ativo valioso, e a valorização dos catálogos musicais é uma tendência que veio para ficar. Com a ajuda da tecnologia e das redes sociais, podemos resgatar sucessos do passado e apresentá-los a novas audiências. Estamos vivendo uma era de redescoberta musical, e a Nikita está comprometida em liderar essa transformação", conclui Llerena.

Sobre a Nikita

A Nikita Music Digital é uma empresa brasileira especializada em distribuição digital de música e monetização. Seu fundador, Felippe Llerena, é um profissional pioneiro no mercado da música independente e distribuição digital no Brasil. A empresa oferece serviços de distribuição de música digital para gravadoras, produtoras, empresários e artistas independentes, possibilitando a presença em centenas de plataformas de streaming ao redor do mundo. Além disso, a Nikita Music Digital oferece suporte no pitching para inclusão em playlists e promoção no lançamento de novas músicas.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa