Reportagem da TV Aparecida explora as desigualdades do Arquipélago do Marajó

25 de Junho de 2025 by Milton Figueiredo
TV
Reportagem da TV Aparecida explora as desigualdades do Arquipélago do Marajó

TV Aparecida exibe na quinta-feira (26/6), às 21h, mais um episódio da série "Desafios da Igreja". A proposta desta edição é retratar as inúmeras desigualdades presentes no Arquipélago do Marajó, conjunto de ilhas no Pará. A região enfrenta problemas relacionados à preservação ambiental, no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida de seus habitantes. A reportagem, feita por Camila Morais, ainda se aprofunda nas ações da Igreja para se aliar ao povo na defesa dos mais vulneráveis.

O especial "Marajó, Arquipélago das Desigualdades" evidencia que, apesar da rica biodiversidade do local, muitos habitantes enfrentam dificuldades. As condições sociais e econômicas da região também apresentam desafios para a atuação da Igreja, incluindo questões como pobreza, falta de educação e de acesso a serviços de saúde. Para entender esse cenário, a equipe da TV Aparecida visitou Salvaterra, Bagre e o Distrito Alto Rio Jacundá.

No primeiro bloco, será abordada a realidade do município de Salvaterra (PA). A população sofre por conta das consequências causadas pela monocultura do arroz, plantações que despejam agrotóxicos nas águas do Rio Cametá, impossibilitando a pesca e o consumo da água. Além disso, o avanço do cultivo do arroz e a grilagem de terra ameaça a existência de comunidades tradicionais. Camila Morais vai entrevistar moradores e Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, Bispo da Prelazia do Marajó (PA).

Em Bagre (PA), uma das cidades com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, a reportagem vai se aprofundar na precariedade da qualidade devida das pessoas que vivem na ilha e lidam com a falta de saneamento básico, educação, saúde, segurança, entre outros pontos. Ainda se aborda as questões relacionadas à exploração e abuso sexual de menores, com a falta de punição aos criminosos e ações de conscientização. Serão entrevistados representantes da Comissão de Justiça e Paz da Prelazia do Marajó e da Pastoral da Criança, além dos moradores e vítimas desses crimes.

A produção também vai destacar a violação de direitos, sobretudo nas comunidades ribeirinhas e quilombolas. Nas terras deles, foi construído um porto para escoar madeiras tiradas da floresta de maneira ilegal. A comunidade quilombola Marajoaras convive com o inimigo ao longo do Rio Jacundá, com grande parte de suas terras tomadas por grileiros. A floresta é fonte de renda para os moradores locais, porém o desmatamento causa uma enorme degradação ambiental, afetando a qualidade de vida dessas pessoas.

E, por fim, o programa mostra as ações da Igreja para se aliar ao povo e proteger o Arquipélago de Marajó, auxiliando na implantação de unidades de saúde, no combate ao analfabetismo e na defesa dos mais vulneráveis. A produção visitou a Paróquia Santa Maria, que fez um convênio com a Prefeitura de Bagre para oferecer um terreno para a construção de uma escola. Outro convênio foi para a instalação de uma unidade básica de saúde na cidade, oferecendo atendimentos de fisioterapia para população.

O especial "Desafios da Igreja" tem reportagem e produção de Camila Morais, imagens de João Éder, auxílio de mídias de Luís Henrique dos Santos, edição de texto de Renato Dias e Letícia Hamacher, edição de vídeo de William Carvalho e arte gráfica por Igor Lima.

O projeto
A série documental "Desafios da Igreja" é um projeto do Departamento de Jornalismo com o objetivo de evidenciar, na prática, o que propõe a doutrina social da Igreja. Os episódios abordam temas diversos, retratando a vulnerabilidade social em diversas partes do país. E também a articulação da Igreja Católica no enfrentamento dessas situações, por meio de movimentos e pastorais. Saiba mais em a12.com/desafiosdaigreja.

Tags
Os Independentes Rodeio +18 A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Band Barretos Motorcycles BBB BRTVMAX Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Cinma Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Mãos pela Água Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Musa Insane Sound Música musica Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política PPK Brasil 2024 Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Reigião Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barreto SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SBT SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade tag Tecnologia teste Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa