Reunião do Comitê do Baixo Pardo/Grande aborda as condições de exploração dos Sistemas Aquíferos Guarani, Bauru e Serra Geral
A Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande realizou, na última quinta-feira, dia 27 de julho, uma reunião com o objetivo de apresentar os resultados do projeto "Elaboração de Estudos Hidrogeológicos para Avaliação das Condições de Exploração dos Sistemas Aquíferos Guarani, Bauru e Serra Geral na UGRHI 12 (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 12) - BPG".
O encontro, realizado no UNIFEB em Barretos, contou com a presença do Prof. Dr. Didier Gastmans e da Doutoranda Carolina Stager, especialistas na área, que apresentaram os dados levantados e discutindo a atual situação dos aquíferos na região.
O projeto, que envolveu o levantamento de dados e análises minuciosas, teve como foco conservar os recursos hídricos subterrâneos para garantir a disponibilidade desses recursos para as gerações futuras. A reunião contou com a participação de técnicos multidisciplinares, que se uniram para discutir e tomar decisões importantes visando a preservação e a utilização sustentável dos aquíferos.
“A troca de conhecimentos e informações é fundamental para garantir a sustentabilidade dos aquíferos e do meio ambiente como um todo, principalmente na região da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande onde vivemos. A partir de agora, os membros da Câmara Técnica poderão debater estratégias para mitigar e amenizar os impactos que afetam os recursos hídricos subterrâneos em determinadas áreas”, explica Claudio Daher – Secretário Executivo.