Rodeio de Luto: Morre a lenda Asa Branca

04 de Fevereiro de 2020 by Milton Figueiredo
Rodeio
Rodeio de Luto: Morre a lenda Asa Branca

Uma das vozes mais conhecidas e famosas do rodeio brasileiro se calou para sempre neste 04 de fevereiro de 2019. Porém, fica o eco da voz de Asa Branca na história sertaneja do país e no coração dos apaixonados pelo esporte.

Waldemar Ruy dos Santos, conhecido por Asa Branca, morreu por volta das 14h30, aos 57 anos vítima de câncer, no Instituto do Câncer em São Paulo. Ele nasceu na cidade paulista de Turiúba, aos 19 de abril de 1962. Passou a ter a saúde debilitada a partir de 2013, e desde 2017 enfrentava o câncer na garganta.

Asa Branca e Ney Macedo

O diretor da TV Rodeio, Ney Macedo, conheceu Asa Branca em 1987 a partir de um pequeno desentendimento por conta de um som em razão do show da dupla César & Paulinho. "De lá pra cá nós ficamos amigos. Foram 33 anos de convívio", contou Ney que esteve com Asa Branca meses atrás fazendo uma entrevista e que acompanhou de perto os últimos 15 dias da vida dele.

Até o ano de 1991, segundo Macedo, Asa Branca era o segundo maior locutor de rodeios do Brasil, ficando atrás apenas de Zé do Prato. "No velório do Zé eu disse: 'Asa se prepare. A partir de agora você tem a responsabilidade de assumir a posição de melhor locutor de rodeio no Brasil! Você tem essa chance. A partir de agora tem que se cuidar'", relatou Ney Macedo que escreve um livro sobre o rodeio e disse que lá conta com detalhes esse momento.

A carreira de Asa Branca sempre foi cercada de polêmicas e problemas, como também contou o diretor da TV Rodeio. "O Asa sempre teve problemas. Eu nunca tive problemas com ele, só que ele teve muitos problemas com contratantes, profissionais que trabalhavam com ele, com amigos... O Asa depois foi usar drogas, e isso atrapalhou bastante. Além do que bebia muito. Ele teve uma vida muito desregrada. Depois contraiu AIDS (desde 2007), e aí foi a derrocada dele", lembrou.

Mas, além dos problemas, Asa Branca esteve nos melhores lugares da mídia nacional. Asa Branca é uma das personalidades mais conhecidas nacionalmente do universo sertanejo. Foi apresentador do programa "Som Brasil" e do especial "Amigos", ambos da TV Globo. Participou também das novelas "Mulheres de Areia" e "O Rei do Gado", além de programas em diversas outras emissoras de TV.

"O Asa era o Top! Era o cara que estava na mídia e levava o rodeio para a mídia!", salientou Ney. "Comigo e com a minha empresa o Asa sempre foi uma pessoa fantástica! Um belo profissional que me ajudou muito. (...) Um grande parceiro!", sublinhou.

Asa Branca e Ney Macedo

Evidenciou ainda que foi Asa Branca o responsável pela entrada dos locutores de rodeio com microfone nas arenas. "Não existia. Locutor narrava do lado de fora. E num rodeio lá perto de (Presidente) Prudente deu problema no microfone dele e o sonoplasta foi até o Paraguai e comprou um microfone sem fio. A partir daí ele começou a entrar na arena porque ela estava livre. E ele falou pra mim: 'Ney, eu só entrei na arena pra dar voz ao peão'. O peão, quando saia da montaria ele normalmente ia embora pros bretes, ninguém falava nada dele porque o locutor estava lá em cima. Ele não, ia lá, abraçava, puxava o cara bem perto do microfone, perguntava o que o cara estava sentindo , como foi a montaria. Ele passou a dar voz ao peão durante a montaria. E aí, claro, com a facilidade do microfone sem fio subia e descia arquibancada, subia em brete... Pintava e bordava! A partir daí começou a descer na arena de helicóptero e pára-quedas, como aconteceu em Barretos. Ele fazia todo tipo de estripulia possível. Ele foi o cara que levou o nome do rodeio bem alto e em contrapartida, também, nos últimos meses, jogou o nome do rodeio na lama. isso porque ele contou uma série de mentiras. Aliás, ele era muito bom pra mentir", destacou o comunicador Macedo.

Em agosto de 2018, a Veja e Kurundu Filmes lançaram um documentário sobre Asa Branca com o título de "A Última Lenda dos Rodeios", e Ney lembrou disso recordando sua participação, inclusive com a última fala do filme: "Que cada um acredite na mentira que o Asa Branca conta. Ou seja, a própria Veja questionou as mentiras dele. Ultimamente ele falou que o rodeio, no tempo dele, prejudicava animal... Mas enfim, é uma lastimável perda. Mas foi bom pra ele. Ele não conseguia mais se alimentar por conta do câncer na garganta, era tudo por sonda. Ele queria morrer de qualquer jeito. Tá lá do lado do Zé do Prata agora!", finalizou Ney Macedo.

Ainda não há informações sobre o velório e nem o enterro de Asa Branca.

Tags
Os Independentes Rodeio A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa