Rotary e Prefeitura de Barretos entregam 68 cadeiras de rodas nesta sexta-feira (16)
O Rotary Club de Barretos em parceria com a Prefeitura de Barretos entrega nesta sexta-feira (16), às 14h30, na Secretaria Municipal de Saúde, 68 cadeiras de rodas do "Projeto Mobilidade para Todos". Em 2023 o programa doou três cadeiras de rodas para a população.
Para o projeto, foram mobilizados assistentes sociais da Secretaria Municipal de Saúde que procuraram os beneficiários em suas residências, fizeram as medidas e encaminharam as fichas preenchidas para os rotarianos encaminhar o pedido. Todas as cadeiras são personalizadas para cada beneficiário.
As cadeiras chegaram a Barretos, vindas da China desmontadas. No dia 3 de fevereiro, servidores da prefeitura e rotarianos montaram uma força-tarefa para a montagem e logo em seguida foram auditadas.
O projeto
O Projeto Mobilidade para Todos é uma iniciativa do Rotary Club e nasceu dentro do Distrito 4630 de Rotary Internacional, em parceria com a FWM (Free Wheelchair Mission), que doa cadeiras de rodas, e a ANPR (Associação Norte Paranaense de Reabilitação), uma instituição habilitada a receber as doações. Os Rotary Clubs treinados e habilitados são responsáveis por distribuir as cadeiras de rodas.
O Rotary Club de Maringá Parque do Ingá é o responsável por coordenar todo o processo, que envolve diversas etapas, desde a chegada dos contêineres no porto, passando pelo desembaraço aduaneiro, transporte das cadeiras, armazenamento, treinamento dos Rotary Clubs, produção e distribuição de materiais, busca de patrocinadores, distribuição das cadeiras para os Rotary Clubs, treinamento de agentes regionais, controle de peças de reposição, auditoria, divulgação das ações, prestação de contas e organização das Expedições Humanitárias.
A ideia surgiu de um intercâmbio em grupo chamado IGE realizado pelo Distrito 4630 para os EUA, onde foi oferecido ao Governador Amaury Couto, que era o líder do grupo na ocasião, a parceria com a Free Wheelchair Mission. O Governador aceitou prontamente a parceria e foi em busca de alguém que conseguisse fazer o processo de importação dessa doação.
A primeira iniciativa de subsídios equivalentes da Fundação Rotária em parceria com o Rotary Santa Bárbara Sun Rise da Califórnia – EUA, que adquiriram da Free Wheelchair Mission e agraciaram com o primeiro contêiner que chegou em 2006.
Com o histórico de recebimento de doações, a Free Wheelchair Mission passou a enviar cadeiras de rodas de forma gratuita para a ANPR, com a supervisão do Rotary Maringá Parque do Ingá, a partir de 2014.
Desde 2006, o projeto de doação de cadeiras de rodas no Brasil vem transformando a vida de milhares de pessoas que têm dificuldades em se locomover. Por meio de doações e expedições humanitárias, o projeto já entregou mais de 8.600 cadeiras de rodas em sete diferentes estados do país.
Logística
A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois inicia-se com a FWM arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas que o fornecedor na China produz de acordo com o pedido.
Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas, colocadas em contêineres e despachadas via marítima para o porto do destino.
A distribuição é efetuada por rotarianos de clubes habilitados que passam por treinamentos onde aprendem desde a identificação dos usuários, medições, montagem, até os ajustes das cadeiras, conforme o perfil dos usuários.
O programa Mobilidade para Todos coordena a parceria com a FWM, os treinamentos e a distribuição. Também se preocupa em seguir as regras e agir com transparência na seleção das famílias beneficiadas, assim como no bem-estar dos usuários.
Quem vai receber?
Além de beneficiários pessoas física que não podem comprar uma cadeira de rodas, algumas entidades também aderiram a campanha e vão receber os equipamentos:
Casa Transitória André Luiz
Casa Acolhedora Vovô Antônio
Casa De Convivência Dr. Mariano Dias
Instituto O Amor
Associação Das Auxiliares Missionárias Bertoni