Rotary e Prefeitura de Barretos entregam 68 cadeiras de rodas nesta sexta-feira (16)

15 de Fevereiro de 2024 by Milton Figueiredo
Solidariedade
Rotary e Prefeitura de Barretos entregam 68 cadeiras de rodas nesta sexta-feira (16)

O Rotary Club de Barretos em parceria com a Prefeitura de Barretos entrega nesta sexta-feira (16), às 14h30, na Secretaria Municipal de Saúde, 68 cadeiras de rodas do "Projeto Mobilidade para Todos". Em 2023 o programa doou três cadeiras de rodas para a população.

Para o projeto, foram mobilizados assistentes sociais da Secretaria Municipal de Saúde que procuraram os beneficiários em suas residências, fizeram as medidas e encaminharam as fichas preenchidas para os rotarianos encaminhar o pedido. Todas as cadeiras são personalizadas para cada beneficiário.

As cadeiras chegaram a Barretos, vindas da China desmontadas. No dia 3 de fevereiro, servidores da prefeitura e rotarianos montaram uma força-tarefa para a montagem e logo em seguida foram auditadas.

 

O projeto

O Projeto Mobilidade para Todos é uma iniciativa do Rotary Club e nasceu dentro do Distrito 4630 de Rotary Internacional, em parceria com a FWM (Free Wheelchair Mission), que doa cadeiras de rodas, e a ANPR (Associação Norte Paranaense de Reabilitação), uma instituição habilitada a receber as doações. Os Rotary Clubs treinados e habilitados são responsáveis por distribuir as cadeiras de rodas.

O Rotary Club de Maringá Parque do Ingá é o responsável por coordenar todo o processo, que envolve diversas etapas, desde a chegada dos contêineres no porto, passando pelo desembaraço aduaneiro, transporte das cadeiras, armazenamento, treinamento dos Rotary Clubs, produção e distribuição de materiais, busca de patrocinadores, distribuição das cadeiras para os Rotary Clubs, treinamento de agentes regionais, controle de peças de reposição, auditoria, divulgação das ações, prestação de contas e organização das Expedições Humanitárias.

A ideia surgiu de um intercâmbio em grupo chamado IGE realizado pelo Distrito 4630 para os EUA, onde foi oferecido ao Governador Amaury Couto, que era o líder do grupo na ocasião, a parceria com a Free Wheelchair Mission. O Governador aceitou prontamente a parceria e foi em busca de alguém que conseguisse fazer o processo de importação dessa doação.

A primeira iniciativa de subsídios equivalentes da Fundação Rotária em parceria com o Rotary Santa Bárbara Sun Rise da Califórnia – EUA, que adquiriram da Free Wheelchair Mission e agraciaram com o primeiro contêiner que chegou em 2006.

Com o histórico de recebimento de doações, a Free Wheelchair Mission passou a enviar cadeiras de rodas de forma gratuita para a ANPR, com a supervisão do Rotary Maringá Parque do Ingá, a partir de 2014.

Desde 2006, o projeto de doação de cadeiras de rodas no Brasil vem transformando a vida de milhares de pessoas que têm dificuldades em se locomover. Por meio de doações e expedições humanitárias, o projeto já entregou mais de 8.600 cadeiras de rodas em sete diferentes estados do país.

 

Logística

A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois inicia-se com a FWM arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas que o fornecedor na China produz de acordo com o pedido.

Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas, colocadas em contêineres e despachadas via marítima para o porto do destino.

A distribuição é efetuada por rotarianos de clubes habilitados que passam por treinamentos onde aprendem desde a identificação dos usuários, medições, montagem, até os ajustes das cadeiras, conforme o perfil dos usuários.

O programa Mobilidade para Todos coordena a parceria com a FWM, os treinamentos e a distribuição. Também se preocupa em seguir as regras e agir com transparência na seleção das famílias beneficiadas, assim como no bem-estar dos usuários.

 

Quem vai receber?
Além de beneficiários pessoas física que não podem comprar uma cadeira de rodas, algumas entidades também aderiram a campanha e vão receber os equipamentos:

Casa Transitória André Luiz
Casa Acolhedora Vovô Antônio
Casa De Convivência Dr. Mariano Dias
Instituto O Amor
Associação Das Auxiliares Missionárias Bertoni

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa