SAAE Barretos, Secretaria Municipal de Educação e Procon promovem Semana do Meio Ambiente
Lixo e tratamento de água e esgoto são os temas tratados nas atividades
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Procon, com o apoio da Shalom Engenharia e Construções promove, nesta Semana do Meio Ambiente, atividades de educação ambiental referente ao descarte do lixo e tratamento de água.
No auditório da Autarquia, alunos dos segundos anos das escolas municipais Rotary Club, Dorival Teixeira, Educandário Sagrados Corações, e do Nomelini Cirandinha, participaram do ‘Cinema no SAAE’ assistindo ao filme ‘Wall-E’ da Disney, cujo tema é o consumo desenfreado, descarte do lixo e sustentabilidade.
Após a sessão de filme com direito a refrigerante e pipoca, foi feita a educação ambiental com transmissão de uma animação original com personagens do Esquadrão Ambiental que animam o projeto Super Conscientes, e receberam um livreto de atividades e máscaras dos personagens.
“A partir do próprio lixo gerado pelas crianças durante a atividade no SAAE é feita a conscientização ambiental esclarecendo que é preciso separar o lixo e criarmos o hábito de reutilizar o que for possível para que não aconteça com o nosso planeta o que elas assistiram no filme”, explica Jéssica Maria Santos, secretária municipal de educação.
Alunos dos sextos anos da escola Giuseppe Carnimeo, participam da atividade chamada ‘Expedição Ambiental’ fazendo visita à Estação de Tratamento de Água Pereira e Estação de Tratamento de Esgoto IV. “Lá elas entendem como é feita a captação de água do córrego Pitangueiras, o tratamento recebido para que se torne potável e chegue às residências, e como ela retorna pelo esgoto, e após tratamento é devolvida para o meio ambiente”, destaca Waldo Villani Júnior, superintendente do SAAE.
Plantar Água
Na quarta-feira (01), servidores da Autarquia finalizaram o plantio de mudas de árvores no entorno do lago artificial do Jardim Europa, marcando também a Semana do Meio Ambiente.
Esta atividade, chamada de Plantar Água, foi iniciada por alunos da rede municipal de ensino nos meses de abril e maio no ASPUM – Associação dos Servidores Públicos Municipais e no lago do Jardim Europa.
Foram plantadas, no total, nos dois meses, 500 mudas de árvores.