SAAE Barretos e Secretaria da Saúde promovem palestra com especialista em controle de escorpiões

11 de Janeiro de 2023 by Milton Figueiredo
SAAE Barretos
SAAE Barretos e Secretaria da Saúde promovem palestra com especialista em controle de escorpiões

A fim de diminuir o índice de escorpiões encontrados em Barretos, foi realizada na manhã de terça-feira (10), no auditório do Paço Municipal, uma palestra com o médico sanitarista Nilson Vieira de Melo, da cidade de Ribeirão Preto. Durante a palestra o médico sanitarista explicou como é a reprodução, o habitat e as maneiras eficientes de combater os escorpiões. Iremos, em parceria com demais secretarias municipais, criar uma programação mais eficiente e uma rotina de captura de escorpiões.

A ação foi uma iniciativa da superintendente interina do SAAE Barretos, Graça Lemos, e contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde Mussa Calil Neto com uma equipe do Controle de Vetores, Carla Penha do Grupo de Vigilância Epidemiológica – Regional de Barretos, e de Manuela Zili Theodoro Ribeiro – Coordenadora Vigilância Epidemiológica de Barretos.

Segundo Nilson, os escorpiões vivem nesta região há milhões de anos e o ser humano passou a viver onde eles já existiam e é preciso aprender a conviver com eles. “As nossas casas criam muitas possibilidades de que os escorpiões se alojem. Então, a melhor forma é evitar e vistoriar locais que eles possam ficar em nossas casas, como por exemplo frestas, tijolos, entulhos, sapatos, roupas e camas”, pontua.

“A ciência evolui e hoje tivemos uma aula de como agir de maneira inteligente e eficiente para que tenhamos resultados positivos. Após esse encontro formativo nós iremos criar uma programação mais eficiente e uma rotina de captura de escorpiões. Além do SAAEB, que é responsável por cuidar da água, do esgoto, da limpeza pública, tivemos a presença da Secretaria de Saúde, e queremos englobar as secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, além de outras, neste trabalho para minorar a quantidade de escorpiões e trazer mais controle. Quanto mais conhecimento as pessoas tiverem menos serão picadas, e se forem, saberão onde buscar socorro”, explica Graça Lemos.

 

Fotos: Vinicius Borges | Milton Figueiredo

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa