Saiba como lidar com a birra infantil

30 de Junho de 2024 by Milton Figueiredo
Comportamento
Saiba como lidar com a birra infantil

Uma criança, irritada por algum motivo, se joga no chão e começa a chorar…ou simplesmente arremessa objetos no chão e grita sem parar. A cena pode acontecer na rua, em um shopping, supermercado ou festa de aniversário. E causa um forte desconforto entre os adultos, que na maioria das vezes não sabem como lidar com a situação, enquanto são vítimas dos olhares de outras pessoas presentes no local. As birras infantis, como explica Filipe Colombini, psicólogo parental e CEO da Equipe AT, são comportamentos comuns na primeira infância, período que vai do nascimento até os cinco ou seis anos de idade.

“A birra se resume a explosões emocionais, que surgem em função da falta de regulação emocional das crianças, já que, durante a infância, algumas áreas do cérebro ainda estão em desenvolvimento”, explica Colombini. “É uma forma que a criança encontra para externalizar seus sentimentos e sensações e, nestas horas, os adultos devem agir com paciência e acolhimento, afinal, este é um comportamento normal nesta fase”, conclui.

Como os pais devem lidar com as birras da infância?

Filipe explica que a melhor forma de manejar as birras é acolhendo os sentimentos da criança e validando suas emoções. “O pequeno precisa ter a segurança de saber que pode contar com seus pais e cuidadores”, afirma o psicólogo. “Nestas situações, a falta de paciência dos responsáveis pode piorar a tensão”, conclui.

Ajudar a criança a dar nome às emoções, orientando-a a diferenciar tristeza de alegria, por exemplo, é uma estratégia eficaz. O especialista também fala da importância de se estabelecer uma rotina com a criança, fundamental para evitar situações que possam provocar angústia ou ansiedade. “Vale lembrar que a educação emocional demanda paciência e tempo, não acontece da noite para o dia”, destaca Colombini. “É um exercício contínuo e diário”, conclui.

Buscando ajuda

“Quando se fala em crianças, automaticamente estamos falando dos pais”, ressalta Filipe. Segundo o psicólogo, na ocorrência de birras, é importante os pais estarem cientes de que a culpa não é da criança, pois é o  ambiente e as habilidades parentais que influenciam a rotina do pequeno.

“Os pais precisam fazer uma imersão nos ambientes onde o filho está envolvido, assumindo protagonismo na busca por recursos”, diz Filipe. “Acima de tudo, as soluções para as birras devem ser desenvolvidas em família, para que sejam realmente efetivas”, conclui.

Em tempo: a modalidade de terapia conhecida como AT (Acompanhamento Terapêutico) é muito recomendada nesse contexto. Isso porque os psicólogos conhecidos como Acompanhantes Terapêuticos (ATs) atendem fora do consultório e executam treinamentos de habilidades parentais nas próprias residências das famílias, capacitando os pais ou cuidadores com habilidades específicas para lidar com as birras.

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Band Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Reigião Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SBT SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa