Santa Casa de Barretos é destaque na doação órgãos na nossa região

05 de Fevereiro de 2024 by Milton Figueiredo
Saúde
Santa Casa de Barretos é destaque na doação órgãos na nossa região

Dr. Mario Guimaraes, Dr. Marcelo Bonvento, Enf. Cleiton Luiz Freire, Enf. Taianara Barbosa Rodrigues de Souza, Enf. Celso Junior Bernardinelli e Enf. Camila Amaro Brandão, equipes CIHDOTT e OPO

 

Na última semana, a equipe CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Misericórdia de Barretos recebeu a visita da OPO - Organização de Procura de Órgãos, de Ribeirão Preto, para prestigiar o trabalho realizado em 2023. Uma parceria que tem salvado vidas.

A Santa Casa de Barretos no ano de 2023 apresentou bons resultados nas taxas de notificações de paciente com morte encefálica e na taxa de efetivação das doações. Nos casos de paciente com morte encefálica elegíveis para doação de órgãos, a taxa de recusa dos familiares para permitir a doação de órgãos, ficou abaixo da média do estado do estado de SP para o mesmo período.

A equipe da CIHDOTT é composta por médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar do hospital, responsáveis por realizar anualmente ações educativas para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, que salva vidas em todo o país, uma vez que o hospital tem como referência a OPO Ribeirão Preto, que coordena as equipes de retirada e transporte do órgão doado, seguindo a legislação que define as prioridades da fila de pacientes inscritos no Sistema Informatizado de Gerenciamento (SIG), que é gerenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

De acordo com o coordenador da UTI - Unidade de Tratamento Intensivo e da CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, Dr. Mário Roberto Rezende Guimarães Júnior, “a Santa Casa tem uma atuação que é referência na doação de órgãos no interior do estado, no ano passado, cerca de dois mil pacientes passaram pelos 30 leitos de UTI do hospital e, infelizmente, 28 tiveram o diagnóstico de morte encefálica, que permite a doação de órgãos. Após o criterioso protocolo de diagnostico de morte encefálica, que envolve dois médicos especialistas e exames complementares, seguido do consentimento dos familiares, parte destes pacientes foram encaminhados para a doação de órgãos e tecidos", afirmou o Dr. Mário.

"Sempre orientamos sobre a doação de órgãos, pois ao doar, aquela pessoa pode salvar outra vida que está na fila de transplante. Por isso, o paciente deve comunicar em vida aos pais, filhos, esposa ou marido sobre a decisão de doar seus órgãos, afinal, a legislação brasileira prevê que a doação só pode ser realizada após o consentimento da família”, explica o coordenador.

A enfermeira Tainara Barbosa Rodrigues de Souza, integrante da CIHDOTT, explica como funciona a comunicação a OPO - Organização de Procura de Órgãos da região de Ribeirão Preto. "Após o óbito do paciente, por morte encefálica ou, em alguns casos, de parada cardíaca, realizamos a abordagem com os familiares, explicamos sobre a doação de órgãos e como ela funciona. Também ressaltamos que, ao doar as córneas, por exemplo, duas pessoas serão beneficiadas, e que muitos brasileiros estão na fila de espera. É um trabalho de sensibilização muito importante, feito com todo o acolhimento que essa família precisa num momento tão sensível”, diz.

Dr. Mário Roberto Rezende Guimarães Júnior, esclarece que “após o consentimento da família começa uma corrida contra o tempo, são feitos todos os exames necessários, a confirmação é dada à equipe da OPO - Organização de Procura de Órgãos, no nosso caso, da região de Ribeirão Preto, e a partir daí traçamos um plano para que a captação seja feita no menor tempo possível, mantendo esse potencial doador em condições estáveis, para que os órgãos tenham a viabilidade para o receptor, ou receptores, de algum lugar do Brasil, em alguns casos é utilizado até o transporte aéreo para agilizar o recebimento ", concluiu. 

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa