Santa Casa de Barretos promove ação de conscientização sobre a doação de órgãos nesta sexta
A Santa Casa de Misericórdia de Barretos realiza, nesta sexta-feira, 26 de setembro, das 7h às 11h, uma ação de conscientização em frente à portaria principal do hospital, na avenida 23. A iniciativa marca o “Dia Nacional de Doação de Órgãos”, celebrado em 27 de setembro, e tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância deste ato solidário que salva vidas.
Durante a atividade, profissionais da saúde distribuirão materiais informativos sobre o processo de doação, esclarecendo quais órgãos podem ser doados, em quais situações a doação é possível e, principalmente, a relevância de comunicar à família o desejo de ser doador.
Segundo a enfermeira Josiane Oliveira, coordenadora das UTIs e da Comissão Interna Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa.
“O Brasil é referência mundial em transplantes, mas ainda possui cerca de 35 mil pessoas na fila de espera. A doação de órgãos é um ato humanitário e de amor, que transforma o luto em esperança. Um único doador pode beneficiar até oito pessoas. Por isso, é fundamental manifestar em vida à família esse desejo, já que a decisão final cabe a ela”, ressalta Josiane.
Ainda de acordo com a enfermeira, “no ano passado, entre janeiro e setembro, a Santa Casa registrou 36 notificações de morte encefálica, das quais resultaram 11 doações de órgãos, incluindo coração, fígado, rins, córneas, ossos e tendões. Em 2025, de janeiro até o mês de agosto, foram contabilizados 18 protocolos de morte encefálica, com cinco doações efetivadas, contemplando fígado, rins, pulmões, coração, córneas, ossos e tendões”.
A Santa Casa de Barretos reforça que o transplante é um dos maiores avanços da medicina, e depende da solidariedade da população para oferecer uma nova oportunidade de vida a milhares de pessoas.