Santa Casa de Barretos realiza missa para celebrar “Mês da Prematuridade”

21 de Novembro de 2023 by Milton Figueiredo
Religião
Santa Casa de Barretos realiza missa para celebrar “Mês da Prematuridade”

Uma missa celebrada pelo Bispo diocesano Dom Milton Kenan Júnior, na Capela do hospital, marcou o início das comemorações do “Mês da Prematuridade” na Santa Casa de Misericórdia de Barretos, reunindo a equipe da Santa Casa e famílias de crianças que nasceram prematuras e foram atendidas pelos cuidados da equipe multidisciplinar de profissionais da UTI – Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

O “Mês da Prematuridade”, também conhecido como “Novembro Roxo”, surgiu para a conscientização sobre a condição de prematuridade. Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gestação. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, essa condição pode variar em graus, sendo classificada como extremamente prematuro (menos de 28 semanas), muito prematuro (28 a 32 semanas) ou prematuro moderado a tardio (32 a 37 semanas). No Brasil, mais de 340 mil bebês nascem prematuramente a cada ano, o que equivale a cerca de 7 mil bebês a cada semana, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).

Renata dos Santos Pereira Silva de 35 anos, mãe do Arthur Pereira Zanetoni, de 1 ano e nove meses, participou da missa e conta que teve uma gestação tranquila, seguida de um parto normal de urgência. “O Arthur nasceu prematuro de sete meses, tivemos algumas intercorrências, mas ele recebeu todo tratamento necessário pela equipe da UTI Neonatal da Santa Casa por cem dias, e mais quinze dias de internação na pediatria. As complicações e o parto prematura resultaram numa condição de paralisia cerebral. Agora, após um ano de tratamentos com fisioterapia e fonoaudiologia, ele apresenta uma boa evolução, já mostra firmeza no tronco, e é tudo no tempo dele”, explicou Renata.

Ainda de acordo com a mãe do Arthur, “tudo isso que vivemos é vitória minha, do meu filho, da minha família e da equipe de profissionais da Santa Casa de Barretos. Hoje eu celebro a vida do meu filho, com muita saúde”, enfatizou.

Para Letícia de Lima Pacífico Tavares, enfermeira da média gerente da UTI Neonatal da Santa Casa de Barretos, o ‘Dia Mundial da Prematuridade’, 17 de novembro, é celebrado anualmente pelo hospital com o objetivo de comemorar a saúde dos bebês, “os nossos pequenos grandes guerreiros”, diz ela.

“Neste ano adotamos como tema do Novembro Roxo o contato pele a pele, da mãe, ou pai, com o bebê prematuro, o chama ‘método canguru’, uma das medidas de humanização que desenvolvemos na UTI Neonatal da Santa Casa e que apresenta excelentes resultados. Temos ainda outras abordagens e protocolos aqui na nossa UTI, como a ‘hora do psiu’, que é o momento em que se adapta o ambiente para o aconchego dos nenês; a ordenha em sala especialmente ambientada para tranquilidade das mamães; o banho de ofurô, para conforto dos bebês que já podem ficar imersos na água aquecida; além de incentivarmos o aleitamento materno sempre, evitando os bicos artificiais como os de chupeta e de mamadeiras. Tudo isso é extremamente importante durante os tratamentos para a evolução do bebê, sempre priorizando o vínculo materno e paterno”, explica a enfermeira Letícia.

A UTI Neonatal da Santa Casa de Barretos atualmente dispõe de vinte quatro leitos, todos eles aos cuidados da equipe multidisciplinar composta por: enfermeiras, técnicas em enfermagem, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistentes sociais.

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa