Uso da Inteligência Artificial nas empresas depende da natureza de cada negócio, diz especialista

01 de Marco de 2024 by Milton Figueiredo
Tecnologia
Uso da Inteligência Artificial nas empresas depende da natureza de cada negócio, diz especialista

Magno Maciel durante palestra em Curitiba sobre IA- Crédito:Talita Macedo

 

 

 

As possibilidades de crescimento empresarial com uso da Inteligência Artificial (IA) e como essas tecnologias podem atingir a sociedade foram temas debatidos na palestra gratuita com título "Inteligência Artificial para Grandes Empresários", realizada na noite desta quarta-feira (28). A fala foi ministrada por Magno Maciel, nome de relevância nacional e internacional sobre o assunto. O evento foi promovido pela Construtora Andrade Ribeiro e aconteceu no edifício AR 3000, no bairro Juvevê, em Curitiba, com a presença de cerca de 150 pessoas, principalmente empresários de diferentes setores na capital.

Magno possui jornada na Open IA, empresa fundada por Elon Musk e que é uma das referências no desenvolvimento de tecnologias com IA no mundo, como o já conhecido Chat GPT. O tema, segundo o especialista, interessa ao ambiente corporativo devido às perspectivas de desenvolvimento econômico. Ele cita um estudo capitaneado pelo Fórum Econômico Mundial que aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) mundial deve ter um incremento de 7% ao ano graças aos investimentos em IA.

Essa possibilidade, segundo o especialista, é reflexo do crescimento das empresas que usam essas tecnologias para seus processos produtivos. "O aumento do PIB é derivado de uma série de transformações que acontecem para que a gente tenha esse incremento. A questão é: com base nisso, como podemos tornar as indústrias e empresas mais eficientes? Se incrementarmos esse crescimento, mesmo que pouco, produzimos mais riquezas, demandamos menos insumos, entregamos produtos de forma mais eficientes para as pessoas certas e evitamos desperdícios. Toda essa otimização na cadeia de valor é o que eleva a economia global a um patamar tão alto", diz. 

  

Como investir em IA

Durante a palestra, Magno mostrou um histórico sobre a IA no mundo, e apontou que a ideia não é nova. Pelo contrário: segundo ele, os estudos sobre a possibilidade de máquinas reproduzirem comportamentos humanos vêm de meados do século 20. Mas os produtos desenvolvidos com IA se tornaram mais palpáveis aos usuários finais entre o final da segunda e início da terceira década do século 21. "O que nós vimos com o advento de produtos como o Chat GPT foi a IA estar presente em nosso dia a dia, no celular por exemplo, ou na rotina profissional. Agora que estamos muito próximos a ela, podemos saber o que é possível fazer com ela", explica.

Aos poucos, conforme disse o especialista na palestra, as empresas tomam coragem para que ferramentas de IA ganhem mais protagonismo na execução de tarefas. Magno reconhece, entretanto, que a introdução de ferramentas que tragam essa tecnologia no dia a dia empresarial não acontece de uma hora para outra. Em um cenário ideal, explica, as empresas poderiam investir nesses produtos de forma que dividam os esforços com a inteligência humana.

Mas isso, segundo Magno, deve ser avaliado conforme a necessidade de cada empresa. "Isso tem muito a ver com a natureza da atividade que o empresário encabeça. O fato é que atividades que carregam uma carga cognitiva intelectual maior têm mais possibilidades de internalização da IA. Porém, atividades mais operacionais terão menos abertura", pondera.

O engenheiro civil Maurício Wildner da Cunha, da Construtora Andrade Ribeiro, dá como exemplo a área de Construção Civil quando o assunto é a aplicação da IA. "Sabemos da importância de profissionais que atuam diretamente na obra e isso não se pode substituir por uma inteligência artificial. Mas os produtos com essa tecnologia podem auxiliar em ideias e produção de projetos da área para os especialistas, seja na construção ou na arquitetura, por exemplo", comenta. 

  

Impactos a serem avaliados

No evento, o especialista aponta que empresas como a Open IA, que desenvolvem tecnologias com IA, também avaliam possíveis impactos para a sociedade com o desenvolvimento e utilização desses produtos. Entre as questões que precisam ser observadas estão a cibersegurança, impacto no mercado de trabalho, a propagação dos preconceitos e a manipulação das democracias no mundo. Por isso, Magno acredita que o melhor é que o tema seja estudado por vários atores da sociedade para seu melhor uso e evitar a exclusão social.

"Como todo risco, a melhor forma de mitigar é tendo conhecimento sobre o que ele é, ou o que dá origem aquilo. Nós estamos literalmente passando por um momento em que existe uma importância de termos uma certa alfabetização do que é a Inteligência Artificial. Isso precisa ser trazido para as salas de reuniões, salas de aula e na sala dos governantes para que possamos trazer a temática para o dia a dia", avalia.

O engenheiro civil ainda completa que esse tipo de palestra realizada em Curitiba pode contribuir para esse debate sobre a importância da IA e seus impactos. “Nós do setor produtivo temos essa dupla questão na sociedade: pensar no crescimento e na empregabilidade. Quando usamos algum produto com esse viés, é necessário analisar todo o cenário para sua aplicação”, diz. 

 

Sobre a Construtora Andrade Ribeiro 

A história de sucesso da Andrade Ribeiro começou em 1978, com a atuação destacada de dois jovens engenheiros, Joaquim Ribas de Andrade Neto e Erlon Donovan Rotta Ribeiro, em obras públicas e privadas de grande porte, onde já era possível ver a marca de qualidade e profissionalismo presente em todos os produtos da empresa. 

Hoje, 45 anos depois, é fácil reconhecer a assinatura da Andrade Ribeiro em um empreendimento. São obras residenciais e comerciais com características especiais, que antecipam tendências no setor imobiliário da capital paranaense. Obras que são resultado de um somatório de talentos, que vai desde o fornecedor até o aperfeiçoamento constante de pessoal, passando pela escolha da localização adequada e reciclagem de material na própria obra. 

Por trás de cada obra assinada pela Andrade Ribeiro, existe um compromisso que se renova constantemente com os princípios que fundamentam o trabalho da Construtora. Garantir segurança aos seus clientes, pelo profissionalismo de toda sua equipe e o vasto acervo de obras entregues e privilegiar a qualidade dos seus produtos, através dos critérios de definição e apurado padrão de execução. 

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa