Vacinação infantil contra Covid-19 passa a ser feita em pontos estratégicos de Barretos
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, redefiniu a estratégia de vacinação contra a Covid-19 para o público de até 11 anos. As alterações passam a valer nesta quarta-feira, dia 30, e têm como objetivo otimizar o aproveitamento de doses recebidas pelo município, uma vez que depois que um frasco de vacina é aberto, as doses que sobram nele não podem ser usadas no dia seguinte.
Na nova estratégia, passam a ser feitas exclusivamente no ARE I (Postão) às quartas-feiras, das 8 às 12h:
- a aplicação, com Coronavac, de primeira e segunda doses para as crianças de 3 a 4 anos
- a aplicação da primeira dose para as crianças de 6 meses a 2 anos de idade que tenham comorbidades (conforme lista de doenças definida pelo Ministério da Saúde), deficiência permanente ou imunossuprimidas (com baixa imunidade). É necessário comprovar a condição clínica, que justifica estar no grupo prioritário. A vacinação para essa faixa etária é feita com a Pfizer baby e o esquema vacinal requer três doses. A segunda dose será aplicada quatro semanas após a primeira e, posteriormente, será necessária a terceira dose.
Para as crianças de 5 a 11 anos, a vacinação requer duas doses. A primeira e a segunda doses passam a ser aplicadas, das 8 às 16h, conforme a seguinte escala de bairros:
- Segundas-feiras: USF Spina e UBS Marília;
- Terças-feiras: UBS Barretos 2, USF CSU e USF Derby Club;
- Quartas-feiras: UBS Pimenta e USF Nova Barretos;
- Quintas-feiras: USF Christiano Carvalho, USF Los Angeles e USF Ibirapuera;
- Sextas-feiras: UBS América, USF São Francisco e USF Cecapinha. Excepcionalmente nesta sexta-feira, dia 2, a vacinação se encerrará às 15h em função do jogo do Brasil.
Demais idades
A população de todas as idades deve seguir atenta ao calendário vacinal contra a Covid-19, retornando a uma unidade de saúde para receber as doses de reforço (terceira e quarta) quatro meses após a dose anterior.
Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, seguem disponíveis as primeira e segunda doses para todas as pessoas a partir de 12 anos que ainda não as receberam. Para imunossuprimidos a partir de 18 anos que completaram quatro meses da quarta está disponível a quinta dose. Excepcionalmente nesta sexta-feira, dia 2, a vacinação se encerrará às 15h em função do jogo do Brasil.