Veja como se preparar para imigrar para a Itália

20 de Maio de 2023 by Milton Figueiredo
Cidades
Veja como se preparar para imigrar para a Itália

Viver em outro país é o sonho de muitos brasileiros, e a Itália costuma ser um dos destinos escolhidos. Uma vez que os trâmites burocráticos - como um eventual processo de cidadania - estejam resolvidos, como é possível se preparar para imigrar para o país de forma tranquila, evitando dores de cabeça?

De acordo com Ronaldo Siliveri Almeida, fundador do Italiano Fácil, escola de italiano com mais de três mil alunos no mundo todo, existem alguns passos fundamentais que não podem ser deixados de lado por quem pensa em imigrar para a Itália. “Muitos imigrantes se esquecem de coisas básicas porque estão empolgados demais com a possibilidade de morar fora, mas pensar em alguns pontos antes de ir faz uma grande diferença”, afirma.

Entre outras coisas, confira quatro passos sugeridos por Ronaldo para quem quer imigrar para a Itália e se preparar para isso:

  1. Se preparar psicologicamente - Morar em outro país pode ser uma experiência incrível, mas também é desafiador ter que encarar uma nova cultura, a distância de amigos e familiares e etc. Por isso, o preparo psicológico é importante. “Começar a entender a cultura do país, sua história e costumes antes mesmo de viajar pode ajudar a preparar o emocional e deixar espaço para uma experiência maravilhosa”, diz o fundador do Italiano Fácil.
     
  2. Se preparar financeiramente - Quais serão os custos de viver em um país como a Itália? Você está preparado para encarar os gastos em euro? Como irá se sustentar? E se levar mais tempo para arrumar um emprego? “Saber como economizar com algumas coisas também entra nesse quesito. Já explicamos em nosso blog, por exemplo, que dá para gastar menos até mesmo com as passagens, acomodação, etc.”, afirma ele.
     
  3. Buscar informações sobre a Itália - O que cada cidade oferece? Quais as leis mais importantes? Como funciona o sistema de saúde? Quais as opções de entretenimento? “Informações simples, do dia a dia, podem ser muito úteis para quem está pretendendo imigrar. Costumamos tratar de todos esses assuntos com nossos alunos, pois sabemos que são muito importantes para quem está indo para a Itália”, explica Ronaldo. 
     
  4. Aprender italiano - Esse é um ponto básico para qualquer um que deseja imigrar para a Itália. “Falar a língua será essencial para conseguir se comunicar, fazer novos amigos, encontrar oportunidades de trabalho e todo o resto. Portanto, trata-se de uma necessidade básica de quem pensa em viver na Itália. Muitas pessoas acabam deixando para aprender italiano apenas quando chegam na Itália, e isso acaba se tornando uma experiência um pouco traumatizante. Quem já chega ao país com uma base, consegue trabalho mais facilmente, se integra melhor a sociedade e salta diversos obstáculos”,  conclui ele.

Sobre Ronaldo Siliveri Almeida

É autor, empreendedor, pesquisador e fundador do Italiano Fácil, escola de italiano com mais de três mil alunos no mundo todo. Promotor oficial da Università Dante Alighieri e também professor convencionado à Università della Calabria. Para mais informações, acesse https://italianofacil.com/ ou pelas redes @italianofacil

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa