Visita técnica em Campinas permite que alunos de Física Médica do UNIFEB conheçam o acelerador de partículas

10 de Julho de 2023 by Milton Figueiredo
UNIFEB
Visita técnica em Campinas permite que alunos de Física Médica do UNIFEB conheçam o acelerador de partículas

O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) organizou uma visita técnica em Campinas (SP), no último dia 5 de julho, para que os alunos do 7º termo do curso de Física Médica e docentes pudessem conhecer o Sirius/CNPEm, considerada a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil, que abriga o acelerador de partículas (elétrons) capaz de gerar a luz sincrotron.  

Segundo o coordenador de Física Médica do UNIFEB, Prof. Me. Gabriel Pontin, essa luz de alto brilho e energia elevadíssima (3,0 Gev) é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento. “Esta tecnologia pode contribuir para a solução de grandes desafios científicos e tecnológicos, como a descoberta de novos medicamentos e tratamentos para doenças, novos fertilizantes, espécies vegetais mais resistentes e adaptáveis e novas tecnologias para agricultura, fontes renováveis de energia, entre muitas outras potenciais aplicações, com fortes impactos econômicos e sociais”, destacou. 

Sob coordenação do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), organização social supervisionada pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), o Sirius é financiado com recursos do MCTI e projetado por pesquisadores e engenheiros do CNPEM, em parceria com a indústria nacional. 

Pontin explica que a recepção dos alunos e docentes do UNIFEB no Sirius/CNPEm foi realizada por pessoal capacitado para a divulgação científica sobre a infraestrutura e as pesquisas realizadas no local. “Começamos pelo hall de entrada do prédio principal, onde se encontra uma maquete que representa a estrutura física predial bem como os locais de produção da radiação sincrotron. Foi detalhado o processo de emissão de luz sincrotron envolvendo estruturas complexas como acelerador linear, booster e anel circular, bem como as estações de trabalho destinadas à pesquisa em diversas áreas com uso de luz (radiação) nas várias faixas do espectro eletromagnético: infravermelho, visível, ultravioleta e raios X”, detalhou. 

A visita ainda contou com a apresentação das diversas estações de trabalho já em operação [ao todo 13] e suas principais características, com equipamentos considerados estado-da-arte pela comunidade científica internacional, além das demais áreas que serão disponibilizadas para operação no futuro próximo. “Foi possível acompanhar o fluxo de operação do acelerador através da observação de alguns experimentos que estavam em andamento nas estações de trabalho que operam na faixa UV e raios X, envolvendo o estudo de proteínas de interesse na área da saúde. Foi destacada a importância da proteção radiológica no ambiente do Sirius, com ênfase na apresentação de grandes estruturas de contenção, para a adequada blindagem de radiação ionizante. Conhecemos as salas de estudos e reuniões utilizadas pelos pesquisadores, bem como a central de comando do acelerador”, enfatizou o professor Pontin. 

De acordo com a Prof. Dra. Lucimara Ferreira, docente do curso de Física Médica do UNIFEB, que integrou o grupo barretense, o ponto alto foi a observação de experimentos que ocorreram no momento da visita durante a atividade de pesquisa. “Esse tipo de ação proporciona a imersão do estudante de graduação no contexto mais amplo da aplicação dos conhecimentos apresentados e discutidos em sala de aula, tornando real o que antes era algo presente no imaginário. Concretiza também as expectativas em relação à atuação profissional ao mostrar as possibilidades reais que existem no âmbito da sua área de formação”, reforçou. 

Também participaram da visita técnica o reitor do UNIFEB Prof. Dr. Angelo Davis; a representante do NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico), Profa. Rosângela de Carvalho G. G. Prado; o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Prof. Paulo Buzati; e a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Maria Clara Calil. 

Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa