Zero desperdício! Aprenda conservar alimentos na geladeira por mais tempo

27 de Janeiro de 2023 by Milton Figueiredo
Gastronomia
Zero desperdício! Aprenda conservar alimentos na geladeira por mais tempo

Com a chegada do Verão, muitos alimentos precisam de cuidados redobrados para não estragarem na geladeira, isso porque além das altas temperaturas, famílias aproveitam a época de férias para viajarem e acabam por passar muitos dias fora de casa. Pensando nisso, a nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Jaqueline Lopes, ensina truques para prolongar a durabilidade de frutas, verduras e legumes armazenados na geladeira.

Higienização: é primordial que a limpeza de frutas, verduras e legumes seja feita corretamente para evitar sujeiras e agrotóxicos usados durante o plantio. A higienização deve ser feita sempre antes do consumo ou armazenamento na geladeira. Dessa forma, o recomendado é lavar os itens em água corrente para remover qualquer tipo de impureza. Após, coloque as frutas e as verduras com casca de molho em uma solução, que leva um litro de água e uma colher de bicarbonato de sódio, por 15 minutos e lave novamente em água corrente.

Secagem para armazenamento: após a limpeza, evite colocar os alimentos úmidos na geladeira, dessa forma, eles não estragam rapidamente devido ao acúmulo de água. Uma dica é secar os alimentos e guardar em potes de vidros ou plásticos, intercalando com folhas de papel toalha, pois ajudará a absorver a umidade e servirá para manter as frutas e verduras por mais tempo na geladeira.

Congelamento: para famílias que irão passar muito tempo fora de casa, uma sugestão é apostar no congelamento das verduras, frutas e legumes. Para isso, é necessário seguir à risca a retirada de água após a higienização. No caso das frutas, pode cortá-las ou fazer polpas e congelar. No caso dos legumes e verduras, é importante cozinhar os alimentos antes, já descascados e picados, e fazer a técnica de branqueamento, que nada mais é ferver a água, deixar o alimento cozinhar até que fiquem ‘al dente’ e, em seguida, mergulhá-los em água gelada até que fiquem frios, desta forma a água fria irá pausar o processo de cozimento e preservar as qualidades sensoriais do alimento por um tempo maior. Após, é só guardar em potes ou sacos. No congelador, os produtos duram, em média, até três meses. Atenção, vegetais que são consumidos crus, como a alface, acelga e almeirão não devem ser congelados.

Curiosidade -- Você sabia?

Algumas frutas como banana, manga, abacate e mamão possuem uma substância chamada de etileno. Conhecido como hormônio do amadurecimento, o elemento permite que as frutas fiquem maduras com mais rapidez. Por isso, esses alimentos devem ser armazenados separados, dessa forma outros itens não são contaminados com a liberação do etileno. Uma sugestão eficaz para impedir o contato com outros alimentos é embrulhar as frutas em plástico filme.

“É importante seguir o passo a passo de como higienizar e guardar os alimentos de forma correta. Assim, conseguimos prolongar a durabilidade do produto, além de evitar o desperdício. Além disso, a limpeza dos alimentos que ingerimos é primordial para ter uma alimentação segura, sem ingestão de bactérias, agrotóxicos e impurezas”, finaliza Jaqueline.

Foto: Freepik

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa